Tráfego na ponte entre Apiúna e Ibirama foi liberado de forma definitiva pelo DNIT
A obra já está 97% concluída e deve ser finalizada até o fim do ano

Redação RWTV - Alto Vale

O trânsito na ponte sobre o Rio Itajaí-Açu II na BR-470, entre Ibirama e Apiúna, Alto Vale do Itajaí, foi liberado de forma definitiva a partir das 18h desta quarta-feira (22).
A estrutura, classificada como “crítica” pelo DNIT, teve a ordem de serviço para reabilitação assinada em maio de 2023, com investimento de cerca de R$ 15 milhões. A licitação vingou após três tentativas frustradas, anteriormente anunciadas no valor de R$ 8 milhões.
“Aparecem trincas, desgaste prematuro, problemas de drenagem da água pluvial. É visível o desgaste, tem um pilar da ponte aparente” avaliou Eduardo Schroeder, presidente do Codensul (Conselho de Desenvolvimento Econômico de Rio do Sul), em entrevista à NDTV RECORD, em dezembro de 2022.
A obra foi adiada por conta das cheias que atingiram a região em outubro de 2023 e iniciou apenas em junho de 2024, com prazo de 15 meses para a execução.
Mesmo com o tráfego liberado, os trabalhos na parte inferior da ponte entre Apiúna e Ibirama continuam, como pintura anticorrosiva, construção de muros e instalação de defensas metálicas.
A obra já está 97% concluída e deve ser finalizada até o fim do ano, segundo o DNIT. Com a modernização, a expectativa é que a ponte proporcione mais segurança, conforto e capacidade para receber mais veículos e pedestres.
O investimento total da obra foi de R$ 15 milhões e incluiu o alargamento da ponte de 9,4 para 15,2 metros, implantação de pista dupla, acostamentos, passeio para pedestres e barreiras de proteção.
A intervenção faz parte do PROARTE (Programa de Manutenção e Reabilitação de Obras de Arte Especiais), que recupera pontes e estruturas estratégicas da malha rodoviária federal.
O DNIT destaca que a BR-470 é o principal corredor logístico de Santa Catarina, porque liga o Oeste e o Meio-Oeste ao Litoral Norte, portos de Itajaí e Navegantes e ao Aeroporto de Navegantes.
“A rodovia é essencial para o escoamento da produção catarinense e para a movimentação de cargas de exportação e importação — como grãos, carnes, madeira, móveis e matérias-primas —, desempenhando papel estratégico no fortalecimento da economia do estado”, reforça o departamento.
Ana Júlia Kamchen/ND+
