Praia alargada de Balneário Camboriú está totalmente imprópria para banho

Praia alargada de Balneário Camboriú está totalmente imprópria para banho


A Praia Central de Balneário Camboriú, no Litoral Norte catarinense, que teve a faixa de areia alargada há um ano, segue totalmente imprópria para banho, de acordo o Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) de sexta-feira (16). Na Praia Central, o IMA analisa 10 pontos desde o Pontal Norte até a Barra Sul.

Segundo relatório do órgão, essa é a terceira semana seguida que a qualidade do mar segue igual. O resultado é “diagnóstico da insuficiência do saneamento básico”, segundo especialista.

O diretor-geral da Empresa Municipal de Água e Saneamento (Emasa) de Balneário Camboriú, Douglas Beber, questionou o resultado do instituto e afirmou que os pontos analisados pelo IMA possuem concentração de coliforme fecal inferior a 800/100 ML.

“O relatório do IMA aponta, no dia 30 de novembro e no dia 5 de dezembro, pontos impróprios pelo fato de ter sido feita a coleta das amostras para a balneabilidade em período de chuva”, afirmou Beber.

De acordo com o IMA, um ponto é considerado impróprio para banho quando em duas das últimas cinco coletas semanais a concentração do coliforme fecal for superior a 800/100mL, ou então que a coleta mais recente seja superior a 2.000/100mL.

O professor de ecologia e oceanografia Paulo Horta, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), destacou a questão do saneamento básico.

“O fato de a praia estar imprópria para o banho é um diagnóstico da insuficiência do saneamento básico que a cidade tem. Não existe uma solução mágica para isso. De fato precisamos trabalhar na grande questão, que é o saneamento básico”, afirmou.

As análises do IMA são feitas em todo o litoral catarinense. Ao todo, são 237 pontos. De acordo com o relatório desta sexta, 152 deles estão próprios para banho, o que representa 64,14% do total.

O IMA segue a resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) sobre balneabilidade e determina se um local está próprio ou impróprio para banho dependendo da quantidade da bactéria Escherichia coli, encontrado no intestino humano e de outros animais, em 100 mililitros de água

A coleta do IMA é feita uma vez por semana, entre novembro e março, sempre no mesmo dia da semana e em horário próximo, conforme o instituto.

Além do IMA, a Emasa também faz relatório de balneabilidade, fazendo três coletas por semana.

 

Com informações G1 SC



Voltar

Comentários




Notícias Relacionadas


Vídeos


Festival de canção e dança gospel será realizado em Taió

Festival de canção e dança gospel será realizado em Taió

TSE pede mais provas em processo que pode cassar senador Jorge Seif

TSE pede mais provas em processo que pode cassar senador Jorge Seif

Mês das Mães premiado da Viacredi Alto Vale, concorra a um show de prêmios

Mês das Mães premiado da Viacredi Alto Vale, concorra a um show de prêmios