- Início
- Santa Catarina
- TJSC entrega kits de resposta a enchentes para fortalecer atuação emergencial nas comarcas
TJSC entrega kits de resposta a enchentes para fortalecer atuação emergencial nas comarcas
O projeto teve início no fim de 2024, com a aquisição de um kit básico para a comarca de Rio do Sul
Redação RWTV - Alto Vale

O Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) realizou na tarde desta quarta-feira, 28 de janeiro, a entrega do “Kit Básico e Avançado de Resposta a Enchentes” à Assessoria do Corpo de Bombeiros Militar (ACBM) do Judiciário catarinense. Os kits serão distribuídos às comarcas mais vulneráveis aos eventos climáticos, ampliando a capacidade de resposta do Poder Judiciário diante de situações emergenciais.
“Eles poderão ser utilizados nas comarcas, para resgate de algum material ou de pessoas que possam estar em situação de risco, e pelas forças estaduais de emergência, como o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar, entre outros”, explica o chefe da ACBM, coronel BM Fabiano Bastos das Neves.
O projeto teve início no fim de 2024, com a aquisição de um kit básico para a comarca de Rio do Sul, composto de bote inflável e acessórios. A proposta busca estruturar minimamente as comarcas para atuação em situações críticas, disponibilizando equipamentos de primeira resposta. Também foram entregues uma camionete 4X4 e um bote motorizado com reboque, que permanecerão em Florianópolis mas poderão ser utilizados em todas as comarcas nas eventuais necessidades.
Por fim, foram disponibilizadas 50 bolsas de primeiros socorros. Esse projeto visa dotar os brigadistas voluntários que atuam nos fóruns das comarcas com os materiais necessários para que possam realizar o primeiro atendimento pré-hospitalar de qualquer vítima de emergência, sejam visitantes ou servidores do Judiciário.
A ação conclui o planejamento da ACBM para o ano de 2025, iniciado com a realização de treinamentos de atendimento de emergência, simulados de evacuação de edificações e estruturação gradual de comarcas com equipamentos de resposta rápida.
“Essa entrega consolida um projeto importante, que é a valorização da nossa presença nas comarcas. Precisamos estar junto da comunidade e atentos aos eventos climáticos, bem como atender às pessoas que circulam nos fóruns e demais prédios do Poder Judiciário catarinense”, complementou o presidente do TJSC, desembargador Francisco Oliveira Neto.
NCI/Assessoria de Imprensa


