- Início
- Alto Vale
- Taxa de coleta de lixo deixará de ser cobrada junto ao IPTU a partir de 2026 em Rio do Sul
Taxa de coleta de lixo deixará de ser cobrada junto ao IPTU a partir de 2026 em Rio do Sul
A partir de janeiro de 2026, a concessionária contará com uma unidade de atendimento ao usuário localizada na rua XV de Novembro

Redação RWTV - Alto Vale

A partir de 2026, a cobrança pela coleta de lixo em Rio do Sul passará a ser feita de forma independente do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). O serviço será tarifado diretamente pela concessionária responsável pela coleta, em conformidade com o contrato de concessão iniciado em abril de 2025.
Com a mudança, o valor referente à Tarifa de Coleta de Lixo não aparecerá mais junto ao carnê do IPTU, mas será cobrado de forma autônoma pela empresa concessionária.
A partir de janeiro de 2026, a concessionária contará com uma unidade de atendimento ao usuário localizada na rua XV de Novembro. A escolha do local foi uma exigência da prefeitura, visando facilitar o acesso dos contribuintes e dar assessoria para quem desejar.
Assim como ocorre com o IPTU, as tarifas não serão entregues nas residências. Os contribuintes poderão emitir as guias por meio de um site que será disponibilizado pela concessionária. Para aqueles que enfrentarem dificuldades de acesso à internet, haverá a possibilidade de retirada impressa da tarifa diretamente na unidade de atendimento.
A Prefeitura de Rio do Sul informa que novos detalhes sobre o funcionamento da tarifa de coleta de lixo serão divulgados em breve nos canais oficiais do município.
Clóvis Eduardo Cuco - Departamento de Comunicação - Prefeitura de Rio do Sul
