Rio do Sul recebe quase R$ 900 mil para reconstruir pontes destruídas há dois anos
A empresa Construrio, vencedora do processo licitatório, será responsável pela execução das obras
Redação RWTV - Alto Vale

Quase dois anos após as enchentes que atingiram Rio do Sul em 2023, duas pontes pênseis destruídas pela força da água finalmente serão reconstruídas. O município assegurou o repasse de R$ 871.730,53 do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, por meio da Defesa Civil Nacional. O valor corresponde a 70% do total previsto no convênio e era a parcela necessária para viabilizar o início das obras.
As estruturas, que ligam bairros estratégicos da cidade do Alto Vale do Itajaí, permanecem interditadas desde o desastre climático, comprometendo a mobilidade de moradores que utilizavam diariamente as passagens.
Uma das pontes liga o bairro Bremer à Barra da Itoupava, conectando a Rua Vereador Antônio Cavilha à Rua Itajaí. A nova estrutura terá 118 metros de extensão e 4,50 metros de largura. A outra fará a ligação entre o Bremer e o bairro Navegantes, conectando a Estrada Blumenau à Estrada Navegantes, também com 118 metros de extensão e 3,80 metros de largura.
O tráfego nas pontes será exclusivo para pedestres e ciclistas, com a instalação de barreiras para impedir a passagem de motocicletas e outros veículos automotores.
A empresa Construrio, vencedora do processo licitatório, será responsável pela execução das obras. O prazo estimado para conclusão é de 120 dias para cada ponte, contados a partir da emissão da ordem de serviço.
Olga Helena de Paula


