- Início
- Corpo de Bombeiros Militar
- Idosa de 96 anos é reanimada após parada cardiorrespiratória em Canoinhas
Idosa de 96 anos é reanimada após parada cardiorrespiratória em Canoinhas
Atendimento dos Bombeiros durou cerca de 12 minutos até a chegada à UPA; paciente teve quadro revertido
Redação RWTV - Planalto Norte

Uma idosa de 96 anos foi reanimada após sofrer uma parada cardiorrespiratória na tarde deste sábado (7), em Canoinhas, no Planalto Norte catarinense. A ocorrência foi atendida pelo Corpo de Bombeiros Militar de Canoinhas, com a viatura ASU-479.
Segundo os bombeiros, a equipe foi acionada por volta das 14h28 para atender uma queda da própria altura na Rua João Allage, no bairro Sossego. Ao chegar ao local, os socorristas constataram que a paciente já se encontrava em parada cardiorrespiratória (PCR).
Diante da gravidade da situação, foram iniciadas imediatamente as manobras de ressuscitação cardiopulmonar (RCP), com o uso de um desfibrilador externo automático (DEA), ainda na residência da vítima. O procedimento foi mantido de forma contínua durante o deslocamento até a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Canoinhas.
Ao todo, cerca de 12 minutos de RCP foram realizados entre a chegada da guarnição ao local e a entrega da paciente à equipe médica da UPA. No local, os profissionais de saúde deram continuidade ao atendimento avançado, conseguindo reverter a parada cardiorrespiratória.
O Corpo de Bombeiros reforça a importância do acionamento rápido do socorro em casos de queda e mal súbito, especialmente envolvendo pessoas idosas, já que o atendimento ágil pode ser decisivo para salvar vidas.


