Família é localizada após 12 horas de buscas em mata de Itaiópolis
De acordo com a corporação, a equipe foi acionada após tentativas frustradas de terceiros em encontrar as vítimas.

Redação RWTV - Planalto Norte

Uma operação de busca e resgate mobilizou os Bombeiros Voluntários de Itaiópolis na tarde de sábado (11), após o chamado para localizar pessoas perdidas em uma área de mata na localidade de Rio da Lousa, interior do município.
De acordo com a corporação, a equipe foi acionada após tentativas frustradas de terceiros em encontrar as vítimas. Uma guarnição de resgate foi então deslocada ao local, equipada com veículo 4x4, materiais de salvamento e suprimentos, garantindo segurança tanto para os bombeiros quanto para os envolvidos.
A operação teve início às 19h30 e se estendeu por cerca de 12 horas, totalizando 191 quilômetros percorridos desde a saída do quartel até a localização e o resgate da família, que foi conduzida em segurança para um ponto habitado.
Segundo os bombeiros, o grupo estava com o veículo atolado em uma via de difícil acesso, que começa como estrada de barro, mas se transforma em um carreador estreito no meio da mata, utilizado apenas por apicultores e madeireiros. Apesar das condições adversas, ninguém ficou ferido.
O comandante da corporação, Anderson Oparacz, destacou que situações semelhantes vêm ocorrendo há anos no município.
“Descuido de motoristas, que não pesquisam suas rotas, aliado a traçados de GPS desatualizados, são os fatores primordiais para que esse tipo de situação ocorra”, explicou o comandante.
Ele também reforçou que a corporação já adotou medidas preventivas, como a instalação de placas de alerta na região, com apoio de empresários locais.
“Essas sinalizações já evitaram vários incidentes, mas precisamos da colaboração da população. Só assim poderemos evitar chamadas desse tipo, que acabam demandando tempo, recursos e colocam equipes em situações que poderiam ser facilmente evitadas”, concluiu Oparacz.
