Comércio catarinense registra melhor desempenho desde a pandemia, aponta IBGE
Entre os segmentos que se destacaram, o setor supermercadista registrou alta de 7,4% de janeiro a outubro
Redação RWTV - Alto Vale

O varejo de Santa Catarina registrou crescimento acumulado de 5,8% entre janeiro e outubro de 2025, desempenho quase quatro vezes superior à média nacional, que ficou em 1,5% no mesmo período. Este é o melhor resultado do setor no estado desde a pandemia de Covid-19. A última alta semelhante havia sido registrada em 2019, quando o avanço atingiu 8,5% no acumulado até outubro. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (11) pela Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Segundo o presidente da Fecomércio SC, Hélio Dagnoni, o crescimento foi impulsionado principalmente pelo primeiro semestre, que apresentou índices acima das projeções. Na segunda metade do ano, porém, o setor passou a sentir com mais intensidade os efeitos dos juros elevados, que permanecem no nível mais alto em quase 20 anos.
Apesar do cenário de restrição monetária, Dagnoni avalia o desempenho de 2025 como positivo. Ele destaca que Santa Catarina ocupa a segunda posição no ranking nacional de crescimento do varejo, atrás apenas do Amapá, e projeta boas vendas para o período de Natal, com expectativa de um 2026 favorável, mesmo sendo ano eleitoral.
Entre os segmentos que se destacaram, o setor supermercadista registrou alta de 7,4% de janeiro a outubro, a maior do país, segundo o IBGE.
No varejo ampliado — que incorpora veículos, materiais de construção e atacarejos — Santa Catarina também apresentou desempenho acima da média, com crescimento acumulado de 8,1%. O setor de materiais de construção lidera nacionalmente, com o melhor resultado entre todos os estados.
SC em Pauta


