Bolsonaro apoiará Carol de Toni ao Senado

Redação RWTV - Alto Vale

A deputada federal Caroline de Toni (PL) saiu empoderada do encontro com o ex-presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), ontem, em Brasília. Eles tiveram uma conversa longa. Só havia Bolsonaro e os seguranças na casa no momento do encontro. Apesar dos soluços, o ex-presidente se mostrou mais disposto.
Segundo uma fonte ligada à parlamentar, Caroline e Bolsonaro fizeram uma leitura do cenário nacional e estadual, principalmente sobre a eleição ao Senado. A proposta de anistia também foi discutida. Sobre Santa Catarina, o ex-presidente ouviu da parlamentar que ela não tem mais como recuar devido aos acordos já feitos, inclusive de troca de apoio com pré-candidatos à Câmara Federal e até mesmo pelos números das pesquisas, que a colocam com boas chances de eleição. “O Bolsonaro confirmou que conversou com o Jorginho (Mello), com quem fez um acordo. Confirmou que o governador indicou a Carol e ele o Carlos (Bolsonaro)”, relatou a fonte.
A mesma fonte destacou que o ponto alto da conversa foi quando Caroline de Toni disse ao ex-presidente que é grata a ele, que seguirá fiel, mas que não abrirá mão de sua candidatura ao Senado, mesmo que, para isso, tenha que mudar de partido, mas que gostaria de contar com a sua bênção. Bolsonaro respondeu que, independente de ela mudar de partido ou não, poderá contar com o seu apoio, destacando que ela tem uma candidatura viável, baseada nas pesquisas.
Uma leitura clara da conversa é que Bolsonaro joga a situação do senador Esperidião Amin (Progressistas) para que o governador Jorginho Mello (PL) resolva. Caberá ao governador decidir por lançar uma chapa pura ao Senado com Caroline e Carlos Bolsonaro, ou perder uma candidata forte para tentar garantir a federação União Progressista no seu projeto.
Quanto a Caroline, ela ganha musculatura até mesmo para impor a sua candidatura, pois não depende do apoio do governador. Indo para outro partido de direita, mantendo-se fiel ao que tem defendido até agora e à família Bolsonaro, parte para uma eleição com grande possibilidade de êxito. Em suma, o jogo virou. Se antes a deputada contava com o apoio de Jorginho — e ainda conta —, agora já não há a mesma necessidade, pois a bênção de Bolsonaro quase a torna independente para exigir seu espaço, seja no PL ou em outro partido.
Outro detalhe importante: se Caroline deixar o PL, não irá só. Nos bastidores, prefeitos e até deputados irão manter o apoio, e movimentos não faltam, a exemplo do que ocorreu há poucas semanas em um encontro de prefeitos da Grande Florianópolis. O fato é que Jorginho não contava com esse movimento de uma das deputadas que mais lhe foi fiel durante esses anos de seu mandato no governo. Peca ao não cumprir a palavra, podendo provocar um rompimento definitivo.
Marcelo Lula/SC em Pauta

