Adolescente de Agrolândia lançou livro escrito com nariz: “Realização de sonho”
A jovem foi diagnosticada com paralisia cerebral ainda quando criança
Redação RWTV - Alto Vale

Ana Vitória de Melo Hinkel, de 17 anos, lançou no dia 25 de outubro, o livro “Viver é meu jeito de lutar“, escrito por ela com a ponta do nariz em um tablet. A jovem, natural de Agrolândia, no Alto Vale, foi diagnosticada com paralisia cerebral ainda quando criança. Ela também será a nova integrante da Academia de Letras da cidade.
Segundo a mãe de Ana Vitória, Lediane de Melo Hinkel, a ideia de escrever o livro surgiu quando a adolescente conheceu alguns membros da Academia de Letras durante um evento na escola em que estuda, em Agrolândia. A menina já havia feito trabalhos semelhantes e foi convidada pelos integrantes para continuar a escrita.
— Eles incentivaram ela então a continuar a escrever o livro. Ela escreveu um e-book, que inclusive a gente já colocou nas plataformas, e depois ela começou a escrever algumas histórias da vida dela, alguns acontecimentos reais mesmo e colocou no livro. Entrei em contato com a gráfica, eles também gostaram da história e então mandamos fazer o livro — relata.
Lediane conta que sofreu violência obstétrica durante o parto de Ana Vitória, o que acabou deixando sequelas na bebê devido à falta de oxigênio no cérebro. A adolescente não consegue falar ou andar, mas desenvolveu a habilidade de escrever com a ponta do nariz em um tablet.
— A gente fez um teste, deu um celular para ela, porque a gente também tinha alguma dificuldade em entender o que ela estava querendo. Testamos um celular e percebemos que ela conseguiria. Depois, compramos um tablet.
“Uma pessoa que faz diferença na vida de outras”
O convite para que Ana Vitória ingressasse na Academia de Letras veio de uma professora da escola, que também é membro da organização, após conhecer a história da jovem. Para Lediane, a sensação é de “realização de um sonho”.
— É uma realização de um sonho. Um sonho meu e o sonho dela também, de ter conseguido. Para que outras pessoas possam conhecer a história dela. É motivacional. Ela quer motivar outras pessoas. Ela realiza o sonho dela e o meu também como mãe. Ela se sente produtiva, se sente uma pessoa que faz a diferença na vida dos outros.
O lançamento do livro “Viver é meu jeito de lutar” e a posse da jovem na Academia de Letras ocorre neste sábado, às 16h, na Câmara de Vereadores de Agrolândia.
As vendas do livro estão sendo organizadas pela família, mas pedidos podem ser feitos pelo Instagram de Ana Vitória em caso de interesse na compra do material.
Júlia Venâncio/NSC Total


