Indústria de entretenimento deve fechar 2022 com receita de US$ 33 bilhões

Indústria de entretenimento deve fechar 2022 com receita de US$ 33 bilhões


Em recuperação desde o ano passado, em virtude do maior controle da pandemia de Covid-19, a indústria brasileira de entretenimento e mídia deve fechar 2022 com faturamento de US$ 33 bilhões. A cifra é estimada pela edição deste ano da pesquisa Pesquisa Global de Entretenimento e Mídia 2022–2026 , organizada e divulgada pela PwC Brasil.

 

O estudo ainda aponta que a soma de receitas dos setores nacionais do segmento deve crescer a uma taxa de 5,7% ao ano até 2026. Esse índice é maior que a projeção de crescimento global dessa indústria, 4,6%. O percentual é superior também à projeção feita para o Brasil pela edição do mesmo estudo no ano passado, quando se indicava uma taxa de 4,7% até 2025.

 

Para chegar às conclusões apresentadas, o estudo observou 14 setores da indústria de entretenimento e mídia no Brasil e no mundo, totalizando 52 territórios. Fazem parte dos mercados analisados, por exemplo, livros, cinema, publicidade na internet, música, rádio e podcasts, jornais e revistas, streamings de vídeo, TV, publicidade tradicional, e games e eSports.

 

“O arrefecimento da pandemia possibilitou o consumo de uma demanda represada por shows ao vivo, por exemplo. Depois das dificuldades do isolamento, as pessoas estavam carentes de ver os artistas favoritos, o que movimentou a economia. Esse é um setor que puxou as projeções de crescimento”, comenta o sócio da PwC Brasil Ricardo Queiroz.

 

Mas não foi só a saudade de cantar em meio à multidão que elevou as receitas de entretenimento e mídia. A pandemia provocou mudanças nos hábitos de consumo dos brasileiros que passaram a demandar mais produtos digitais, como streamings de áudio e de vídeo. Nesses espaços, a publicidade se reinventou e conquistou novas cifras.

 

Para se ter uma ideia, em 2020, causada pelos reflexos da crise do coronavírus, a queda na receita de publicidade foi de 10,5%. No ano passado, a recuperação do setor foi de 13,8%. Agora, a previsão para 2026 é de crescimento anual de 5%. “As atividades de consumo e lazer estão cada vez mais digitais, o que deve ampliar oportunidades para varejistas e marketing digital no geral”, analisa Queiroz.

 

Para assistir em casa e nas telonas

 

O crescimento de receita vindo da ampliação do costume de assistir a filmes e séries em casa, em razão da pandemia, deve desacelerar até 2026, indica a Pesquisa Global de Entretenimento e Mídia da PwC.

 

Contudo, o estudo mostra que o setor tem resultados expressivos no Brasil. O crescimento de receitas no mercado nacional, em 2021, foi de 29%, ante 22,8% do global. Essa taxa indica um faturamento de US$ 855 milhões no país. No mundo, no mesmo período, US$ 79,1 bilhões. Para os próximos anos, espera-se um crescimento de 9,8% ao ano no Brasil.

 

E ainda que o hábito de consumir conteúdos em vídeo dentro de casa tenha aumentado na pandemia, o mercado de cinema nacionalmente ensaia uma recuperação. No mundo, a receita de US$ 45 bilhões, registrada em 2019, deve retornar em 2023. Já no Brasil, a recuperação deve acontecer em 2026, quando o setor irá faturar US$ 681 milhões.

 

“O que temos percebido são as plataformas diversificando a forma de adquirir receita. Um exemplo claro é a criação de planos mais baratos com publicidade entre os conteúdos. De todo modo, ainda percebemos a chegada de novos concorrentes mesmo que grandes companhias já estejam consolidadas no mercado de vídeo sob demanda”, aponta Queiroz.

 

A consolidação do streaming no país acaba por gerar impactos na TV tradicional, que por sua vez também tem buscado a reinvenção, com oferecimento de produtos sob demanda. De qualquer forma, esse setor seguirá estável no Brasil, apesar de retrair no mundo. A receita deve se manter em torno de US$ 3,1 bilhões no país ao ano até 2026 e passar de US$ 231 bilhões em 2021 para US$ 222,1 bilhões no mundo.

 

Sobre a PwC

 

Na PwC, o nosso propósito é construir confiança na sociedade e resolver problemas importantes. Somos um Network de firmas presente em 152 países, atuando no Brasil há mais de 100 anos, dedicados à prestação de serviços de qualidade em auditoria e asseguração, consultoria tributária e societária, consultoria de negócios e assessoria em transações. Saiba mais sobre a PwC e nos diga o que é importante para sua empresa ou carreira, visitando nosso site



Voltar

Comentários




Notícias Relacionadas


Vídeos


A SUA MAMÃE MERECE O MELHOR! 🥰💛

A SUA MAMÃE MERECE O MELHOR! 🥰💛

Ainda não escolheu o presente para o Dia das Mães?

Ainda não escolheu o presente para o Dia das Mães?

Santa Catarina realiza força tarefa para enviar medula óssea do Canadá para paciente no RS

Santa Catarina realiza força tarefa para enviar medula óssea do Canadá para paciente no RS