Ibirama avança na desburocratização com licenciamento ambiental municipal

Ibirama avança na desburocratização com licenciamento ambiental municipal


Em busca de processos mais ágeis e menos burocráticos, a Prefeitura de Ibirama, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, oferta aos empreendedores do ramo da construção civil, como também, a população geral, o serviço Municipal de Licenciamento Ambiental.

O processo era conduzido pelo Instituto de Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), tornando-se um entrave para o desenvolvimento do município, devido à morosidade e dependência do órgão estadual.

RECEBA NOTÍCIAS EM SEU WHATSAPP, CLIQUE AQUI

De acordo com o prefeito, Adriano Poffo, a municipalização dos licenciamentos ambientais é uma grande conquista para Ibirama. “O Poder Público têm o dever de criar condições para o desenvolvimento da iniciativa privada e não ser um entrave. Com a municipalização, teremos uma maior proximidade com os empreendedores e, principalmente, maior agilidade no processo”, destacou.

Com a municipalização do serviço, será possível licenciar com mais rapidez um grande conjunto de atividades, como parcelamento do solo (loteamentos), empresas, condomínios, jazidas de exploração de minérios, pequenas centrais hidrelétricas, e outros empreendimentos constantes na Resolução Consema n° 99 de 2017 com o nível III de complexidade. As atividades não constantes na resolução continuam sendo licenciáveis pelo IMA.

RECEBA NOTÍCIAS DO ALTO VALE E SANTA CATARINA PELO TELEGRAM

O secretário da pasta, Anderson Fozina Krüger, explica que a municipalização do serviço foi possível devido à parceria com o Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí (Cimvi). “O Cimvi é uma instituição pioneira no licenciamento ambiental consorciado no Brasil, realizando essa atividade há mais de quatro anos e atendendo, atualmente 14 municípios. Sem dúvida a entidade tem todo o know-how necessário para que possamos ofertar este serviço aos ibiramenses com maios rapidez e segurança jurídica”, argumentou.

Encaminhamento de documentos será digital

Assim como as consultas de viabilidade, que atualmente são realizadas de forma online, todo o processo de licenciamento ambiental será realizado de forma digital. O serviço será ofertado a partir de segunda-feira, 22, sendo que os profissionais envolvidos encaminharão a documentação para avaliação dos técnicos do Cimvi.

De acordo com a diretora do Departamento de Meio Ambiente, Camila Schwarz Pauli, a avaliação técnica dos processos se dará pelo Cimvi, porém, a fiscalização e as vistorias serão realizadas pelos técnicos do município. “É um grande avanço para o desenvolvimento da cidade e uma forma de garantir o cumprimento da legislação ambiental. Desta forma, será possível empreender com maior agilidade e segurança jurídica”, ratificou.

As dúvidas referentes ao novo sistema podem ser sanadas por meio do telefone 3357-8517, ou pelo aplicativo de mensagens Whatsapp, por meio do número 99170-0952. Ainda, presencialmente, no departamento de Meio Ambiente, localizado na rua Dr. Getúlio Vargas, 70, Centro.

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Ibirama



Voltar

Comentários




Notícias Relacionadas


Vídeos


A SUA MAMÃE MERECE O MELHOR! 🥰💛

A SUA MAMÃE MERECE O MELHOR! 🥰💛

Ainda não escolheu o presente para o Dia das Mães?

Ainda não escolheu o presente para o Dia das Mães?

Santa Catarina realiza força tarefa para enviar medula óssea do Canadá para paciente no RS

Santa Catarina realiza força tarefa para enviar medula óssea do Canadá para paciente no RS