Pacientes que venceram o coronavírus, participam do ato de desativação da ala Covid do HBJ de Ituporanga

Pacientes que venceram o coronavírus, participam do ato de desativação da ala Covid do HBJ de Ituporanga


O dia 30 de setembro de 2021 é mais um dia que ficará registrado na história do Hospital Bom Jesus (HBJ). Depois de 16 meses da pandemia da Covid-19, a baixa de internações por complicações da Covid, permitiram que a unidade hospitalar pudesse desativar a Ala destinada exclusivamente para atendimento de pacientes acometidos pela doença.

RECEBA NOTÍCIAS EU SEU WHATSAPP, CLIQUE AQUI

A desativação dos leitos ocorreu com um ato simbólico de comemoração, homenagens e agradecimento a todos que colaboraram durante esse período de pandemia, em especial aos profissionais da instituição, ao poder público, por meio dos gestores municipal, estadual e federal e também a colaboração da comunidade.

RECEBA NOTÍCIAS DO ALTO VALE E SANTA CATARINA PELO TELEGRAM

De acordo com o médico responsável pelo Pronto Atendimento do HBJ Daniel Ribas apesar da desativação o hospital seguirá atendendo as pessoas que necessitarem.

“Nós não estamos fechando a Ala, estamos apena desativando porque nesse momento não há necessidade de manter essa estrutura exclusiva para essa finalidade, até porque temos outras demandas da população para atender, o hospital tem um trabalho para prestar para a população como é o caso das cirurgias eletivas que estão represadas e outros procedimentos necessários também”, explicou.

A Ala de Isolamento Respiratório do HBJ foi aberta em 09 de abril de 2020 e a princípio contava apenas com 10 leitos clínicos. Logo depois para atender a demanda de internações, foi ampliada com o apoio do Governo do Estado e ajuda da comunidade, e passou a atender com 06 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 13 leitos clínicos.

O hospital contou ainda com o suporte da UTI Geral que também atendia pacientes Covid e até mesmo os leitos da emergência serviram para atendimento de pacientes acometidos pela doença. Nos momentos mais críticos da Pandemia, a instituição chegou a contabilizar cerca de 40 pacientes COVID internados em um mesmo momento, sendo que mais da metade entubados com complicações mais graves.

Para a diretora do HBJ Irmã Edelir Stupp o momento é de agradecimento em especial a toda a equipe. “Só temos a agradecer a cada profissional que não mediu esforços durante todo esse período para que pudéssemos vencer mais essa batalha. Foram dias difíceis mas conseguimos vencer, só temos a agradecer”, comentou.

HOMENAGEM AOS CURADOS E PARA QUEM NÃO VENCEU A COVID

Em 16 meses de pandemia entre os milhares de pacientes que deram entrada na instituição entre suspeitos e positivados, 698 pessoas foram internados em leitos de UTI e Clínicos, sendo que 563 venceram a Covid e receberam alta e 135 pacientes não resistiram e faleceram.

Alguns dos pacientes recuperados fizeram questão de participar do ato de desativação da ala e o momento contou com homenagens aos que não tiveram a mesma sorte. Aos que não resistiram às complicações da doença, balões brancos foram soltos em lembrança a cada vida perdida.



Voltar

Comentários




Notícias Relacionadas


Vídeos


Centro Catarinense de Reabilitação do Governo SC oferece próteses e tratamento aos pacientes

Centro Catarinense de Reabilitação do Governo SC oferece próteses e tratamento aos pacientes

Obras de revitalização da rua do Santuário em Salete seguem avançando

Obras de revitalização da rua do Santuário em Salete seguem avançando

Acidentes no viaduto da BR 470 em Pouso Redondo preocupam motoristas e geram pedido por mudança

Acidentes no viaduto da BR 470 em Pouso Redondo preocupam motoristas e geram pedido por mudança