Warner Music lança acervo do sertanejo raiz da gravadora Continental

Warner Music lança acervo do sertanejo raiz da gravadora Continental


Quando a Continental foi incorporada a Warner Music Brasil, no ano de 1993, a multinacional trouxe para si uma grande responsabilidade: a de conservar e promover boa parte da história da música brasileira, especialmente a sertaneja.

No auge da indústria fonográfica, a mudança do LP para o CD foi feita, mas a digitalização total do acervo para o streaming ainda não havia ocorrido. A fim de resgatar o passado e perpetuar o legado de olhar para a diversidade nacional, a Warner Music lança um novo e importante projeto este ano. Intitulado Continental 80 anos, a gravadora vai completar a discografia de grandes artistas do sertanejo e de outros gêneros regionais.

Com lançamentos semanais a dupla Chico Rey & Paraná disponibiliza cinco volumes de sucesso inéditos nas plataformas digitais.

Criada em 1943, a gravadora Continental atuou à margem das multinacionais. Enquanto as majors olhavam para as cenas que aconteciam da Marginal Pinheiros, em São Paulo, para baixo, a companhia olhava da marginal para cima, sentido interior do Brasil. E, por isso, foi uma das pioneiras a registrar a música sertaneja com o devido respeito. Nomes como Lourenço & Lourival, Jararaca & Ratinho e Tonico & Tinoco foram gravados nos primeiros anos de existência da empresa e marcaram para sempre a história do gênero no mercado fonográfico.

O trabalho regional permaneceu na Warner Music. Só para se ter uma ideia, sucessos como Estrada da Vida de Milionário & José Rico, Pense Em Mim de Leandro & Leonardo e Dormi na Praça de Bruno & Marrone nasceram na gravadora e ainda acumulam milhares de streamings nas plataformas.

É inegável que a multinacional teve papel fundamental na consolidação do sertanejo neste período — além dos citados, foi responsável pelos primeiros registros de artistas como Almir Sater, Amado Batista, João Paulo & Daniel, Rick & Renner, Roberta Miranda e muitos outros.

Agora, a Warner quer jogar luz no seu rico acervo – desde a época da Continental – que ainda não tinha sido digitalizado. Já estão disponíveis nas plataformas os volumes 3 (1983), 4 (1985), 5 (1987), 6 (1989) e 7 (1991) dos irmãos Chico Rey & Paraná. Ao todo serão cinco álbuns com 60 músicas da dupla, passando por hits como Quem Será Seu Outro Amor?, que lhe rendeu o primeiro disco de platina, e as três faixas Encanto e Magia, Amor Rebelde e Amor Transparente do volume 6, citado pela Folha de São Paulo como um dos 10 maiores discos da história da música sertaneja.

Além deles, a Warner vai resgatar trabalhos feitos com as duplas Milionário & Mathias (1992), Milionário & Robertinho (1993), Rick & Renner (DVD Deluxe), Chrystian & Ralf (1994) e Cezar & Paulinho (volume 12).

O projeto também recupera o catálogo de outros artistas regionais, como o disco En Español (2001) de Daniel e os LP’s da Anastácia Canta para o Nordeste (1967) e 30 Anos de Forró (1985), com participações de Gilberto Gil e Belchior.

 

Terra



Voltar

Comentários




Notícias Relacionadas


Vídeos


PROGRAMA GENTE DA NOSSA TERRA -12/05/2024

PROGRAMA GENTE DA NOSSA TERRA -12/05/2024

AGRICULTURA RWTV: Cravil incentiva proteção do solo com culturas de inverno

AGRICULTURA RWTV: Cravil incentiva proteção do solo com culturas de inverno

Equipamentos para fazer desassoreamento do rio já chegaram em Rio do Sul

Equipamentos para fazer desassoreamento do rio já chegaram em Rio do Sul