Vendaval causa estragos em Rio do Sul
Rio do Sul foi muito castigada pela chuva e o vento forte na tarde desta terça-feira. Assim como em diversas regiões de Santa Catarina, a cidade foi atingida por um ciclone extratropical, como informou a Defesa Civil de Santa Catarina. Os ventos chegaram a marcar 65 km/h na estação telemétrica instalada na ponte Dom Tito Buss, no bairro Canta Galo.
Boa parte da cidade está sem energia elétrica e a Celesc adiantou que a situação deve ser normalizada em até dois dias pela gravidade da situação.
A Defesa Civil entregou lonas para cerca de 50 moradores que tiveram as casas destelhadas. Só que a estimativa de moradias prejudicadas pode ser ainda maior por conta da dificuldade de contato com órgãos de segurança. A telefonia móvel e fixa, assim como a internet, eram precários até a noite de terça-feira.
Várias estruturas da prefeitura de Rio do Sul foram atingidas como unidades de ensino e de saúde, assim como a sede da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, no bairro Canta Galo e o CRAS do bairro Santa Rita.
A tenda de atendimento para pacientes suspeitos de COVID-19 localizada na UPA 24h foi derrubada pelo vento, mas ninguém ficou ferido. Nesta quarta-feira, o atendimento será em um anexo da própria UPA. A unidade sofreu ainda alguns danos mas já foram tomadas medidas paliativas para que o local continue recebendo pacientes normalmente.
Nesta quarta-feira, o prefeito José Thomé se reúne com secretários e representantes de órgãos de segurança para avaliar a situação e possivelmente decretar situação de emergência.
Danos causados em Rio do Sul
- 50 casas destelhadas (contato do morador feito via Defesa Civil)
Danos em estruturas da prefeitura:
- Sede da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social
- CRAS do bairro Santa Rita
- Unidade de Pronto Atendimento – UPA (Já com atendimento normal)
- Tenda de triagem para Covid-19 na UPA (Atendimento previsto para anexo da UPA)
- Unidade Básica de Saúde do Bairro Taboão
- Unidades de ensino: Navegantes, Roberto Machado, Favo de Mel 2, Sebastião Back, Francisco Fleisner e Schirley Dolores Sedrez, mas podendo ter mais estruturas
Ruas já com o trânsito liberado pela Secretaria de Obras:
- Estrada dos Quintinos, no bairro Bremer
- Serra Canoas, no bairro Fundo Canoas
Não há ruas com trânsito bloqueado
Telefones da Defesa Civil – Linhas ainda não funcionando
- 199
- 3521-7404
- 3521-7276
Voltar