Van “diferente” leva magia e emoção do cinema a Presidente Getúlio

Há 10 anos o projeto "CineSolarzinho" roda o Brasil para levar sessões gratuitas de cinema ao público
Van “diferente” leva magia e emoção do cinema a Presidente Getúlio


Uma van “diferentona” que passeia pelos quatro cantos do Brasil vai levar a magia do cinema, desta vez, às crianças de Presidente Getúlio, no Alto Vale. Com placas que transformam a luz do sol em energia elétrica, o furgão curioso e sustentável deve estacionar na Praça Otto Müller neste sábado (11), às 19h. As sessões ao ar livre são gratuitas e contam até com distribuição de pipoca — também de graça.

sse é o primeiro cinema itinerante movido a energia solar do país. Conhecido como “CineSolarzinho”, o projeto transforma, há 10 anos, espaços públicos em verdadeiras salas de cinema. Foram quase 600 cidades, de todos os estados, que já receberam a visita da van azulada, sendo mais de 250 mil quilômetros percorridos pelo Brasil até hoje.

A ideia, segundo a idealizadora da ação, é democratizar o acesso às produções audiovisuais — principalmente as nacionais —, promover práticas sustentáveis, inclusão social e difundir a tecnologia da geração de energia solar.

Viajando pelo Brasil presenciei o quanto nosso território é diverso e, infelizmente, desigual. Há uma escassez de equipamentos culturais e de acesso às energias renováveis. Por isso, o nosso papel sempre foi de atuar com encantamento e alegria, por meio de ações culturais e ambientais, na sensibilização e conscientização das pessoas, além de aproximá-las das novas tecnologias e das produções cinematográficas nacionais — diz a coordenadora e idealizadora do CineSolar, Cynthia Alario.

Em Presidente Getúlio, serão exibidos curtas-metragens infantojuvenis que abordam temáticas como os princípios do cooperativismo, coletividade, solidariedade e sustentabilidade. Além das sessões, o público também pode visitar o furgão, que carrega todo o cinema e ainda se transforma em uma estação móvel de ciências, arte, tecnologia, sustentabilidade e cultura.

O projeto é financiado pela Lei de Incentivo à Cultura do governo federal.

Confira a programação completa

  • Data: sábado (11);
  • Horários: 19h – 1ª sessão: curtas-metragens “Fazer Juntos”; 20h – 2ª sessão: curtas-metragens “Diversidade e Cooperação”;
  • Entrada: gratuita – não precisa de ingresso;
  • Atração: pipoca e visita ao furgão do CineSolar;
  • Local: Praça Otto Müller – Centro – Presidente Getúlio. Em caso de chuva, o evento será transferido para o estacionamento da prefeitura.

Sinopses dos filmes

1ª Sessão – Fazer juntos

“O Mistério do Boi de Mamão” – Direção: Luiza Lins – SC – Ficção/2006 – 14min: inspirado no folclore do Boi de Mamão, uma brincadeira popular que acontece no litoral catarinense, o filme conta a história do menino Deni, torcedor do Avaí, que vive uma grande aventura ao tentar descobrir o sumiço do boneco do Boi de Mamão.

“Faísca” – Direção: Luca Tarti e Paulo Lima – SP – Animação/2021 – 5min: um pássaro de uma pintura em um museu ganha vida e parte para uma jornada voando através de outras obras, até encontrar uma árvore solitária e transformar a realidade dela.

“Garotas espertas – Katherine” – Direção: Ananda Guimarães – AM – Ficção/2021 – 5min: você é boa em matemática? Saiba então que Katherine Johnson foi simplesmente a maior calculista da Nasa durante o início da jornada espacial. Ela calculava as trajetórias de voo, à mão, para o programa espacial dos Estados Unidos e era nela que os primeiros pilotos astronautas confiavam.

“Liga da Mata” – Direção: Sergio Kalili – SP – Animação/2021 – 12min: passeando pela mata, Fulozinha percebe que o ambiente está esquisito. Com a ajuda do pajé, descobrem que o problema está na extinção das abelhas. Com a liga da mata, encontrarão uma saída para ajudar a humanidade e, de quebra, preservar o meio ambiente.

“Mytikah: o livro dos heróis” – Ep. 09 Clara Camarão – Direção: Hygor Amorim e Jonas Brandão – SP – Animação/2019 – 7min: manga está muito brava porque os meninos da escola não a deixam jogar bola. Mytikah aparece e leva os irmãos para conhecer a pequena índia Clara Camarão. Clara gosta de explorar a floresta e os defende dos perigos. Mais velha, Clara não se conforma em não poder lutar com os homens, e as crianças a ajudam a montar seu próprio exército de mulheres.

2ª Sessão – Diversidade e Cooperação

“Fábula de Vó Ita” – Direção: Joyce Prado e Thallita Oshiro – SP – Ficção/2016 – 5min: Gisa tem um cabelo cheio de vida e personalidade, mas seus colegas da escola vivem debochando dela por conta disso. Nesta fábula de fantasia e realidade contada entre panos e tecidos, Vó Ita envolve sua netinha Gisele para lhe mostrar a beleza das diferenças e o valor de sua própria identidade.

“Lé com cré” – Direção: Cassandra Reis – SP – Animação/2018 – 5min: dinheiro, medo e coisas de menino e menina são temas apresentados por algumas crianças segundo sua própria experiência.

“Dela” – Direção: Bernard Attal – BA – Ficção/2018 – 8min: Dela mora na Ilha de Itaparica com seu pai, Agenor. Na escola nova, os colegas acham seu nome estranho e seus cabelos esquisitos. A menina questiona seu pai, e a história que ele conta muda a forma como ela vê a si mesma!

“Napo” – Direção: Gustavo Ribeiro – PR – Animação/2020 – 16min: João, incapaz de entender a doença que leva seu avô entre estados passados e presentes, tropeça em um velho álbum cheio de fotografias e deixa as imagens guiarem sua imaginação, transformando as memórias de seu avô em interpretações desenhadas. Desenhos que moldam seu relacionamento em uma história de lembrança e construção de memória.

“Dia das Nações” – Direção – Iuli Gerbase – RS – Ficção/2017 – 12min: quando uma atividade chamada “Dia das Nações” é proposta para uma sala de aula cheia de crianças espertas e não tão obedientes, algumas coisas podem mudar na escola.

*Sob supervisão de Augusto Ittner

 

Com informações, NSC Total / Ana Carolina Metzger



Voltar

Comentários




Notícias Relacionadas


Vídeos


GENTE DA NOSSA TERRA – 05/05/2024

GENTE DA NOSSA TERRA – 05/05/2024

CONHECENDO O NOSSO COMÉRCIO – EP1: Contraco Máquinas

CONHECENDO O NOSSO COMÉRCIO – EP1: Contraco Máquinas

Santa Catarina atingiu a marca de 22 prefeitos presos por suspeita de corrupção

Santa Catarina atingiu a marca de 22 prefeitos presos por suspeita de corrupção