UPA 24h supera os 40 mil atendimentos no primeiro semestre em Rio do Sul
De janeiro até o final de junho deste ano, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h), em Rio do Sul, recebeu pelo menos 40.775 pessoas para atendimento. O volume representa em torno de 60% de toda a demanda registrada em 12 meses de 2021.
Segundo a direção da unidade, o aumento é significativo e se deve principalmente ao fechamento da unidade de atendimento exclusivo às pessoas com suspeita de Covid-19. Agora tanto a UPA 24h como as unidades de saúde absorvem esta demanda.
RECEBA NOTÍCIAS EM SEU WHATSAPP, CLIQUE AQUI
Para agilizar o atendimento e suprir o aumento da demanda, parte dos profissionais contratados para o Centro de Triagem Covid-19 permaneceu na UPA 24h, inclusive médico.
Do volume total de atendimentos neste ano, cerca de 25% foi de crianças, sendo praticamente a mesma média do ano passado.
Segundo a secretária de Saúde, Roberta Hochleitner, a UPA 24h é uma das formas de acesso aos moradores de Rio do Sul para atendimento de saúde – além das unidades nos bairros – em situações que não são consideradas de urgência ou emergência. Isso inclui casos clínicos como febre alta, fraturas e cortes com pouco sangramento, dor intensa ou suspeita de fratura, entre outras.
RECEBA NOTÍCIAS DO ALTO VALE E SANTA CATARINA PELO TELEGRAM
A UPA 24h oferece estrutura simplificada, com raio-X, eletrocardiografia, pediatria, coleta de exames laboratoriais, leitos de observação e gabinete odontológico de plantão. Se necessário o paciente poderá ser encaminhado para um hospital para realização de procedimento de alta complexidade.
Departamento de Comunicação
Voltar