TikTok é alvo de investigação nos EUA sobre compartilhamento de dados e pode ser processado

TikTok é alvo de investigação nos EUA sobre compartilhamento de dados e pode ser processado


A Comissão Federal de Comércio americana (FTC, na sigla em inglês) está investigando o TikTok sobre suas práticas de dados e segurança, um processo que pode levar a um acordo ou a uma ação judicial contra a empresa, de acordo com uma pessoa familiarizada com o assunto.

A investigação é a mais recente batalha em Washington para a empresa de rede social, que já está lutando contra um projeto de lei federal que poderia proibir a plataforma nos EUA se ela não romper os laços com sua empresa controladora sediada em Pequim, a ByteDance.

Em sua investigação, a FTC está analisando se o TikTok violou uma parte da lei federal que proíbe práticas comerciais “injustas e enganosas” ao negar que indivíduos na China tenham acesso a dados de usuários dos EUA, disse a fonte, que não está autorizada a discutir a investigação.

A agência também está examinando a empresa em relação a possíveis violações da Lei de Proteção à Privacidade Online de Crianças, que exige que aplicativos e sites voltados para crianças obtenham o consentimento dos pais antes de coletar informações pessoais de crianças menores de 13 anos.

A porta-voz da FTC, Nicole Drayton, e o TikTok se recusaram a comentar a investigação, que foi relatada pela primeira vez pelo site Politico.

A FTC está se aproximando da conclusão de sua investigação e pode chegar a um acordo com o TikTok nas próximas semanas. Mas não há um prazo para um acordo, disse a pessoa.

Se, em vez disso, a FTC avançar com uma ação judicial, terá que encaminhar o caso ao Departamento de Justiça, que terá 45 dias para decidir se deseja entrar com um processo em nome da FTC, fazer alterações ou enviá-lo de volta à agência para prosseguir por conta própria.

A notícia chega quase dois anos depois que o presidente do Comitê de Inteligência do Senado, Mark Warner, e Marco Rubio, o principal republicano do comitê, pediram à presidente da FTC, Lina Khan, que investigasse o TikTok, citando um relatório do Buzzfeed News que dizia que os funcionários da ByteDance na China acessaram repetidamente dados de usuários do TikTok nos EUA.

No final de 2022, a ByteDance disse que demitiu quatro funcionários que acessaram dados de jornalistas do Buzzfeed News e do The Financial Times enquanto tentavam rastrear vazamentos de materiais confidenciais sobre a empresa.

A legislação que poderia determinar o destino do TikTok nos EUA foi aprovada na Câmara este mês. Mas o projeto de lei já se deparou com obstáculos no Senado americano, onde há pouca unanimidade sobre a melhor forma de abordar as preocupações com a plataforma social.

Legisladores e autoridades de inteligência disseram que temem que a plataforma possa ser usada pelo governo chinês para acessar dados de usuários dos EUA ou influenciar os americanos por meio de seu algoritmo popular. Até o momento, o governo dos EUA não forneceu evidências públicas de que isso tenha acontecido.

 

Haleluya Hadero (AP)



Voltar

Comentários




Notícias Relacionadas


Vídeos


3º Stammtisch de Rio do Campo será realizado neste sábado (18) na Rua 29 de Dezembro

3º Stammtisch de Rio do Campo será realizado neste sábado (18) na Rua 29 de Dezembro

Deputado Ismael dos Santos PSD destina mais de R$ 4 milhões para Taió

Deputado Ismael dos Santos PSD destina mais de R$ 4 milhões para Taió

Conheça a moradora de Rio do Sul que faturou 1 milhão de reais na TrimaniaCap

Conheça a moradora de Rio do Sul que faturou 1 milhão de reais na TrimaniaCap