Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária cria seis novas Câmaras Setoriais

Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária cria seis novas Câmaras Setoriais


Seis novas Câmaras Setoriais serão criadas na Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (SAR). A aprovação ocorreu na 177ª reunião do Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural, realizada na última segunda-feira (18). Foram aprovadas as Câmaras Setoriais de Agroinovação; Ovinocultura e Caprinocultura; Bebidas Artesanais; Turismo Rural; Pecuária de Corte e das Palmáceas.  Com essa aprovação, totalizam 33 Câmaras setoriais na estrutura da SAR.

As Câmaras setoriais têm objetivo de discutir a cadeia produtiva, aprofundar os debates e sugerir políticas públicas. “Nosso Estado têm produção marcada pela diversificação das propriedades, e todo esse potencial merece e precisa ser valorizado. As câmaras setoriais são mais um espaço de diálogo, para que as nossas ações correspondam aos anseios de quem vive na atividade”, afirma o secretário de Estado da Agricultura e Pecuária, Valdir Colatto.

As Câmaras Setoriais são formadas por um representante titular e um suplente por entidade, em uma composição paritária entre sociedade civil e governo, com a coordenação da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária.

As novas Câmaras Setoriais

A Câmara Setorial da Agroinovação tem o propósito de impulsionar a inovação, contribuir para a competitividade global do agronegócio, posicionando o estado como referência em práticas agropecuárias avançadas.  A Câmara Setorial da Ovinocultura e Caprinocultura considera que a cadeia produtiva de ovinos catarinense tem notoriedade no mercado nacional e grande potencial para exportação. É uma importante atividade econômica para diversificar a agropecuária em Santa Catarina, e que ao incentivar o desenvolvimento do setor, contribui para manutenção da agricultura familiar e para a segurança alimentar.

A Câmara Setorial das Bebidas Artesanais faz referência a um importante motor da economia de Santa Catarina, que gera emprego, renda e impulsiona o desenvolvimento regional. Segundo dados da Associação Brasileira de Cerveja Artesanal (Abracerva), em 2022, o setor de bebidas artesanais empregou diretamente 22 mil pessoas e movimentou cerca de R$ 1,5 bilhão no estado. No ano de 2022 registrou um crescimento de 20% em relação ao ano de 2021.

A Câmara Setorial do Turismo Rural busca valorizar a forte presença desse setor no agronegócio, destacando as práticas sustentáveis, os produtos e serviços locais, promovendo a economia agropecuária e mais renda.

A Câmara Setorial da Pecuária de Corte considera o desenvolvimento sustentável e o crescimento econômico proporcionado por esse setor, responsável pela viabilidade de muitas propriedades rurais. Destaca-se a contribuição para preservação ambiental e o incentivo para práticas de produção como o Programa Novilho Precoce.

Na Câmara Setorial das Palmáceas é levado em consideração que a cadeia produtiva de palmito tem grande relevância social, ambiental e econômica para o estado. Segundo dados do Censo Agropecuário 2017 (IBGE, 2017) SC é o segundo produtor nacional de palmáceas. Esse setor que envolve a exploração de palmito e polpa impacta a economia. Inclui comércio de produtos agroindustriais como conservas, mudas e sementes, e o fortalecimento da economia em áreas rurais.

 

Assessoria de Comunicação



Voltar

Comentários




Notícias Relacionadas


Vídeos


AO VIVO: 2ª COPA TAIÓ DE FUTSAL | FASE DE GRUPOS | ABERTURA

AO VIVO: 2ª COPA TAIÓ DE FUTSAL | FASE DE GRUPOS | ABERTURA

Após quase 10 anos, Alto Vale terá novamente um deputado do PT na Alesc

Após quase 10 anos, Alto Vale terá novamente um deputado do PT na Alesc

Jerry Comper fala sobre paralisação dos serviços de elevação da pista na SC-350

Jerry Comper fala sobre paralisação dos serviços de elevação da pista na SC-350