SC terá poucas massas de ar frio até o final de julho

SC terá poucas massas de ar frio até o final de julho


Para quem não é muito do frio, os próximos dias de Julho serão mais convidativos. Na sequência do mês não esperamos muitas massas de ar frio passando pelo Estado. Claro que estamos falando de um período de inverno. Por isso, em alguns dias ainda vamos ter temperaturas um pouco baixas, mas sem muitas massas de ar frio. Os dias onde as temperaturas serão menores terão muita relação com a maior quantidade de nuvens. Ou seja, dia mais nublado, temperatura amena. Dia com mais sol até com um pouco de calor. Informações NSC TV.

+ Faça parte do nosso grupo de notícias no WhatsApp, acesse aqui!!

Oscilação Antártica

Uma explicação para isso vem do que chamamos de Oscilação Antártica. Para quem nunca ouviu falar, essa é uma oslicação que comanda a circulação nas áreas mais afastadas dos trópicos. Ela pode influênciar o tempo por semanas ou até meses. A partir da condição desta oscilação temos mudanças no posicionamento e deslocamento dos sistemas meteorológicos. Por exemplo, posição do vento em altitude que chamamos de corrente de jato, deslocamento das frentes frias – sistemas de chuva – massas de ar frio e de ciclones. Essa oscilação é basicamente um índice. Pode ser positivo ou negativo como o gráfico abaixo mostra.

Vejam que a tendência é ficar posito ao longo dos próximos dias. Isso quer dizer que as frentes frias e as massas de ar frio que vem na retaguarda deverão ficar mais ao Sul do continente. 

Resumindo

Depois que passar essa massa de ar frio que deixará o amanhecer de quinta e sexta bem gelados, deveremos ter poucas massas de ar frio entre o final desta primeira quinzena e o início da segunda. Não estranhe quando tiveremos tardes até com calor. 

Chuva

O fato da Oscilação Antártica tender para o positivo faz com que as frentes frias – principais sistemas meteorológicos que provocam chuva no inverno – não avancem muito organizadas para SC. Portanto, vamos ter baixos volumes de chuva até o final do mês em toda SC. A chuva ainda irá aparecer na sequência do mês, mas com intensidade fraca. Baixos volumes novamente. 



Voltar

Comentários




Notícias Relacionadas


Vídeos


BOM DIA ALTO VALE – 24/05/2024

BOM DIA ALTO VALE – 24/05/2024

MOMENTO DE FÉ – 24/05/2024

MOMENTO DE FÉ – 24/05/2024

NOTÍCIAS DO DIA – 23/05/2024

NOTÍCIAS DO DIA – 23/05/2024