Santa Catarina terá semana marcada por calor intenso e temporais

Santa Catarina terá semana marcada por calor intenso e temporais


Desde segunda-feira, 15, até esta quarta-feira, 17, o calor deve continuar intenso em Santa Catarina. Durante as tardes, as temperaturas máximas devem superar os 30°C em todas as regiões, podendo atingir 38°C nas áreas do Grande Oeste, Grande Florianópolis, em todo o Vale do Itajaí e Norte de Santa Catarina. É comum que em dias quentes de verão ocorram mudanças bruscas no tempo, com a possibilidade de temporais entre a tarde e a noite, e essa semana não será diferente.

A combinação de calor e umidade provoca temporais com raios e rajadas de vento em todo o estado.

Ao longo da semana, a chuva começa nas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul, mas o maior risco se concentra nas áreas do centro-leste, incluindo os planaltos, as regiões litorâneas e em todo o Vale do Itajaí.

Nestas áreas o risco é moderado a alto para ocorrências como destelhamentos, queda de galhos e árvores, danos na rede elétrica, alagamentos e enxurradas pontuais. Sempre é importante lembrar que em caso de temporais e alagamentos, deve-se buscar abrigo e evitar o contato com a água.

Entre terça, 16, e quarta-feira, 17, ocorre a formação de uma baixa pressão no Rio Grande do Sul. Este sistema deve avançar próximo ao Litoral catarinense, mantendo o tempo fechado e chuvoso até a manhã de quinta-feira, 18, nas áreas entre o Planalto Sul e Litoral Sul. Nestas áreas, há risco alto para alagamentos, enxurradas pontuais e deslizamentos. Além disso, com o tempo fechado, as temperaturas diminuem nas áreas ao sul do estado.

Os modelos meteorológicos mostram que este alívio nas temperaturas não é duradouro, com calor intenso e risco de temporais retornando para todas as regiões nas tardes e noites de quinta e sexta-feira.

O final de semana começa a mudar as condições do tempo depois de uma semana de bastante calor e chuva. Com o avanço das instabilidades mais ao norte, teremos uma diminuição das temperaturas e o tempo deve seguir mais nublado de forma geral para Santa Catarina. O tempo ainda não fica firme, tanto sábado quanto domingo tem risco para chuvas, mas com intensidade mais fraca e risco baixo para transtornos. As temperaturas devem ficar entre 22°C e 27°C na maior parte das regiões, apenas no extremo oeste e áreas mais ao norte que ainda podem passar dos 30°C.

O calor intenso traz risco para insolação, desidratação e agravamento de doenças cardiovasculares e respiratórias, por isso, a SDC recomenda aumentar a hidratação e evitar o sol nos horários mais quentes do dia, entre às 10h e às 16h. A atenção deve ser redobrada com crianças, idosos e pessoas com doenças cardiovasculares e cardiorrespiratórias preexistentes.

A Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil reitera a necessidade de acompanhar diariamente os avisos e boletins devido às constantes atualizações nos modelos de previsão do tempo.

ASCOM 



Voltar

Comentários




Notícias Relacionadas


Vídeos


PM apreende equipamentos de som por perturbação em posto de combustíveis, em Rio do Sul

PM apreende equipamentos de som por perturbação em posto de combustíveis, em Rio do Sul

SOS Rio do Sul arrecadou 239 mil reais em doações para os atingidos pelas enchentes

SOS Rio do Sul arrecadou 239 mil reais em doações para os atingidos pelas enchentes

Suposto acerto de contas deixa um homem morto

Suposto acerto de contas deixa um homem morto