Santa Catarina tem previsão de chuva persistente e volumosa até domingo

Santa Catarina tem previsão de chuva persistente e volumosa até domingo


A Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina (SDC) emitiu um alerta para a população sobre a iminência de chuvas persistentes e volumosas nos próximos dias, devido à presença de um sistema meteorológico conhecido como Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN). A previsão do tempo indica que diversas regiões do estado podem ser afetadas, principalmente o Litoral Norte, o que, consequentemente, aumentará os riscos de alagamentos, deslizamentos, inundações e enxurradas.

Segundo a equipe de meteorologia da SDC, “o Vórtice Ciclônico de Altos Níves (VCAN) é um sistema meteorológico com centenas de quilômetros de extensão (grande escala), que atua em altitudes acima de 5 km na atmosfera. Ele consiste em um sistema de baixa pressão de origem subtropical, que gira no sentido horário no Hemisfério Sul. Na região Sul do Brasil, independente da estação do ano, o sistema atua provocando ventos e chuvas intensas em regiões localizadas a leste e a nordeste de seu centro”.

Nesta quarta-feira, 24, o vórtice está posicionado nas áreas centrais de Santa Catarina, favorecendo as chuvas no leste catarinense, o que explica as chuvas volumosas no Litoral Norte. Eles possuem um tempo de atuação que pode durar de poucas horas à até semanas, mas, geralmente, eles tem duração de alguns dias (Figura 1).

Figura 1: Animação do Satélite GOES-16, campo de vapor d’água integrado na atmosfera e vento em 500 hPa (5 km de altura) entre às 4h20 e às 10h20 horário local. Fonte: Cptec/INPE

Diante desse cenário, a Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil, recomenda que a população se antecipe e adote medidas preventivas para garantir a segurança e minimizar os impactos causados por este fenômeno meteorológico. “A expectativa é que chova mais de 200 mm nesse período, isso representa um volume expressivo em um curto espaço de tempo. Portanto, acompanhem os alertas emitidos pela nossa Secretaria e também pelas Defesas Civis municipais. Em caso de emergência ligue 199, Defesa Civil municipal, ou 193, Corpo de Bombeiros”, orienta o Coronel Fabiano de Souza, secretário de Estado da SDC.

Também é importante ressaltar sobre a agitação marítima para Santa Catarina para os próximos dias. De acordo com a equipe de meteorologia da SDC, “essa condição aumenta no litoral a partir da noite desta quarta-feira, 24, e decorrer da quinta-feira, 25, com ondas de leste entre 1,5 m e 2,0 m e picos de até 2,5 m entre a Grande Florianópolis e o Litoral Norte”.

Cuidados para serem tomados

Por conta das fortes chuvas previstas, algumas precauções são essenciais para a população se manter segura, “as pessoas que residem em áreas de alagamentos ou inundações, estejam também atentas às recomendações das Defesas Civis dos municípios, com acionamento de abrigos e jamais transite em áreas alagadas, principalmente sobre pontes e pontilhões. Preserve ao máximo a sua vida”, enfatiza Frederico Rudorff, coordenador de Monitoramento e Alerta da SDC. Veja abaixo as recomendações da SDC:

  • Evite o contato com as águas e não dirija em locais alagados;
  • Evite transitar em pontilhões e pontes submersas;
  • Cuidado com crianças, idosos e animais próximos aos rios e ribeirões;
  • Se afaste de postes e árvores;
  • Fique atento a qualquer movimento de terra ou rochas próximo a sua residência;
  • Fique atento às rachaduras em muros ou paredes.

Avisos e Alertas da SDC

Para receber os avisos e alertas da Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina por SMS, cadastre-se com seu celular. Basta enviar o CEP de sua cidade ou da localidade que deseja monitorar (com ou sem hífen ou espaço) por SMS para o número 40199. Para inserir mais de um CEP a ser monitorado, basta repetir o procedimento. Além disso, acompanhe diariamente os avisos e boletins de previsão do tempo devido às atualizações nos modelos meteorológicos no site www.defesacivil.sc.gov.br e nas redes oficiais (instagram, facebook, tiktok, youtube) no perfil: @defesacivilsc

Texto escrito por:
Thuana Raimondi / Assessoria de Comunicação SDC



Voltar

Comentários




Notícias Relacionadas


Vídeos


PM apreende equipamentos de som por perturbação em posto de combustíveis, em Rio do Sul

PM apreende equipamentos de som por perturbação em posto de combustíveis, em Rio do Sul

SOS Rio do Sul arrecadou 239 mil reais em doações para os atingidos pelas enchentes

SOS Rio do Sul arrecadou 239 mil reais em doações para os atingidos pelas enchentes

Suposto acerto de contas deixa um homem morto

Suposto acerto de contas deixa um homem morto