Santa Catarina registra 47,2 mil empresas abertas em 2024

Santa Catarina registra 47,2 mil empresas abertas em 2024


De janeiro até o dia 5 de março deste ano, já foram abertas 47.293 empresas em Santa Catarina, sendo que 36 mil são MEI, representando 77% do total. Os dados são do Observatório da Junta Comercial do Estado (Jucesc), vinculado à Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Serviço (Sicos).

Ainda pelo levantamento, o ano de 2023 fechou com 223.744 novas empresas constituídas em Santa Catarina. Destas, 96% são empresas de micro e pequeno porte. Florianópolis, Joinville, Itajaí, Balneário Camboriú, Criciúma e Chapecó emergiram como as cidades que mais se destacaram nesse cenário.

O número de empresas abertas em 2023 representou um aumento de 6,08% em relação ao ano de 2022. Em 2024 a expectativa é superar o ano passado, devido às medidas de simplificação implantadas em 2023.

Os setores que se destacam nesse crescimento incluem comércio e reparação de veículos automotores e motocicletas, comércio por atacado, exceto veículos automotores e motocicletas, e comércio varejista.

Além disso, o tempo de viabilidade, ou seja, a consulta prévia ao processo de abertura da empresa, foi significativamente reduzido de 26 horas para apenas 2 horas nos municípios que aderiram ao programa Simplifica SC. Esse projeto tem sido fundamental para modernizar e agilizar os procedimentos relacionados à abertura e alteração de empresas, proporcionando respostas mais rápidas e eficientes para os empreendedores. As dúvidas sobre o programa podem ser solucionadas através do e-mail: [email protected].

“O objetivo traçado pelo governador Jorginho Mello é criar um ambiente favorável ao crescimento e desenvolvimento das empresas em Santa Catarina. Estamos comprometidos em promover políticas e iniciativas que estimulem o empreendedorismo, impulsionem a inovação e gerem oportunidades de emprego e renda em nosso estado. Com dedicação e trabalho conjunto, vamos construir um futuro próspero e sustentável para todos os catarinenses”, disse Silvio Dreveck, secretário de Estado de Indústria, Comércio e Serviço.

Fernando Baldissera, presidente da Jucesc, enfatizou o compromisso contínuo do estado em promover um ambiente favorável aos negócios, através da simplificação de procedimentos, adoção de tecnologias inovadoras e redução do tempo médio de abertura de empresas. “Estamos empenhados em criar um ambiente de negócios cada vez mais facilitado e dinâmico em Santa Catarina. Nosso objetivo é não apenas atrair novos empreendimentos, mas também proporcionar condições ideais para que os já estabelecidos prosperem e contribuam para o desenvolvimento econômico estadual”, reforçou.



Voltar

Comentários




Notícias Relacionadas


Vídeos


Trecho da SC 350 que fica alagado durante cheias será elevado, em Taió

Trecho da SC 350 que fica alagado durante cheias será elevado, em Taió

BOM DIA ALTO VALE – 12/04/24

BOM DIA ALTO VALE – 12/04/24

🙏🏼 MOMENTO DE FÉ ✨ 12/04/2024

🙏🏼 MOMENTO DE FÉ ✨ 12/04/2024