Saiba o que é a maré astronômica que acende alerta no Litoral Norte de SC

Saiba o que é a maré astronômica que acende alerta no Litoral Norte de SC


A partir desta quarta-feira (24) o Litoral Norte de Santa Catarina fica em alerta por conta da condição meteorológica conhecida como “maré astronômica”. O fenômeno traz risco de inundações por conta da chuva persistente, o que deve se manter até o sábado (27). Mas, afinal, o que é esta condição?

Segundo a meteorologista Camila Levien, este fenômeno é relativamente comum e acontece conforme a posição da lua em relação à terra.

“A gente tem uma oscilação nesse eixo que acaba favorecendo períodos de maré alta ou baixa. No nosso caso, nós estamos em período de lua cheia e ela favorece a maré mais alta e os picos vão ser bem elevados, de até dois metros de altura de onda”, explica.

“Quando temos lua minguante ou uma lua crescente, a maré costuma baixar. Os pescadores, principalmente de São Francisco do Sul, acabam acompanhando de maneira significativa o movimento da lua, justamente por isso. Agora a gente já sabe, se vir a lua cheia, a maré tende a ficar alta”, conta.

Levian também explica que o alerta se acende porque, além dos alagamentos causados pela chuva, o fenômeno causa também alagamentos costeiros com picos de maré que, normalmente ocorrem, por volta das 2h e também entre as 13h e 14h.

Picos no nível do mar

O nível do mar pode atingir até 1,9 metro em Joinville, por exemplo, segundo a Epagri/Ciram. Em São Francisco do Sul, cidade que já decretou situação de emergência por conta das inundações, a maré astronômica pode atingir 1,8 metro na madrugada desta quinta-feira (25).

Em Itapoá, o pico deve ocorrer na madrugada de sexta-feira (26), quando o nível deve chegar a 1,7 metro. No município de Barra Velha, o nível do mar pode atingir até 1,3 metro nas próximas madrugadas. A preocupação para as cidades do Litoral Norte é justamente pela dificuldade de se escoar a água da chuva por conta do nível da maré.

Além da maré astronômica, chuva persistente pode causar impactos

Levien frisa que, além das enchentes causadas pela maré astronômica, é necessário se manter atento à chuva persistente, que pode perder um pouco a intensidade ao longo do dia, mas que novas pancadas devem ocorrer logo em seguida.

Além disso, o meteorologista também destaca que, apesar do alerta para essa condição de chuva se manter até sábado, para o Norte de Santa Catarina, esta quarta-feira está entre os períodos mais críticos. “Todo o dia de hoje é de alerta”, ressalta Levien.

 

Com informações, ND+



Voltar

Comentários




Notícias Relacionadas


Vídeos


PM apreende equipamentos de som por perturbação em posto de combustíveis, em Rio do Sul

PM apreende equipamentos de som por perturbação em posto de combustíveis, em Rio do Sul

SOS Rio do Sul arrecadou 239 mil reais em doações para os atingidos pelas enchentes

SOS Rio do Sul arrecadou 239 mil reais em doações para os atingidos pelas enchentes

Suposto acerto de contas deixa um homem morto

Suposto acerto de contas deixa um homem morto