Retrospectiva 2022: relembre os acontecimentos que marcaram o ano

Retrospectiva 2022: relembre os acontecimentos que marcaram o ano


Dois mil e vinte e dois não foi um ano qualquer. Ele marcou a comemoração do bicentenário da Independência, o acontecimento histórico que mudou a trajetória do Brasil e desenhou um novo rumo para o país.

Não foi um caminho fácil até aqui. Sobrevivemos a uma dura pandemia. Sofremos os reflexos de uma guerra que já se tornou o maior conflito na Europa desde a Segunda Guerra Mundial. Retomamos o fôlego para superar uma polarização que pôs à prova nossas diferenças. Que dividiu amigos e famílias.

Enfrentamos as eleições mais difíceis e disputadas desde a redemocratização. Toda a disputa pelo comando dos estados e do país foi acompanhada de perto com a realização de debates, sabatinas e entrevistas.

Em 2022, a tentativa de manter sob controle uma antiga vilã: a inflação. Foram meses de avanços e recuos do IPCA, o medidor oficial. Outro índice importante da economia, a taxa Selic, não saiu da casa dos dois dígitos.

A idade foi motivo de muitas comemorações em 2022. Neste ano, muitos músicos fizeram 80 anos: Caetano Veloso, Gilberto Gil, Milton Nascimento, Paulinho da Viola e Paul Mccartney.

Defender a esposa de uma piada custou ao ator Will Smith uma dura punição da Academia: o banimento do Oscar por 10 anos.

O país alcançou um novo patamar tecnológico com a chegada do 5G. O 5G significa um salto na possibilidade de inovação nos mais diferentes setores da sociedade, ao mesmo tempo em que oferece a chance de finalmente reduzirmos as profundas desigualdades no acesso à rede móvel no país. O sinal, até 20 vezes mais rápido que o 4G, deve provocar, nos próximos anos, grandes transformações na forma como o brasileiro trabalha e se relaciona na rede mundial de computadores.

2022 foi um ano em que o homem provou que pode ir muito além, como encontrar a estrela mais distante já vista por astrônomos, captada pelo Hubble, da NASA, a quase 13 bilhões de anos-luz da Terra. Mas foi o maior, mais poderoso e mais caro telescópio já lançado ao espaço, o James Webb – que conseguiu fotografar, com detalhes, nuvens gigantescas de poeira e gás, formadas a partir da explosão de estrelas — que descobriu galáxias que podem estar entre as mais antigas do universo.

Palco de tantos conflitos e alvo de tantas práticas clandestinas, a Amazônia registrou recordes de desmatamento. Sofreu, em 2022, a pior devastação em 15 anos.

Em Minas Gerais, a pedra de um cânion atingiu em cheio embarcações no lago de Furnas, em Capitólio. 10 pessoas que estavam em uma das lanchas não sobreviveram ao desastre.

O mundo voltou a bater recordes de infecções por covid-19 com a variante ômicron, em 2022. A explosão de casos no Brasil deu início a uma correria por testes, que se tornaram escassos. O desafogo veio com o autoteste e a vacinação das crianças.

Erradicada no Brasil há quase três décadas, a poliomielite foi uma das doenças mais temidas do século XX. Mas o baixo índice de vacinação acendeu o alerta de que ela ainda pode assombrar as próximas gerações.

Em outra frente de batalha, o avanço da varíola dos macacos – declarada uma emergência global pela Organização Mundial da Saúde. A doença trouxe o medo de uma pandemia parecida à que tirou a população das ruas, fechou comércios e atrasou em dois anos o censo demográfico do país.

O ganhador da Mega-Sena Jonas Alves Dias foi assassinado no interior de São Paulo. Ele foi raptado e abandonado às margens de uma rodovia com sinais de espancamento.

2022 foi um ano em que a violência contra a mulher chegou a um ponto que parecia inimaginável: o estupro de uma mãe durante o parto. A cena chocante foi gravada pela equipe de enfermagem de um hospital da Baixada Fluminense, no Rio de Janeiro, que desconfiou do comportamento de Giovanni Quintella Bezerra durante as cesarianas.

No mundo do esporte, o melhor do ano ficou para o fim: o Mundial 2022. Pela primeira vez, todos os olhos do futebol se voltaram para o Oriente Médio, algo tão inédito quanto a disputa acontecer nos meses de novembro e dezembro. Foi o último mundial com 32 seleções. Infelizmente, não foi dessa vez que o hexa veio. Mas durante 28 dias, tivemos uma competição de belos gols e surpresas.

Já aqui no Brasil, a maior torcida do país termina o ano com emoção e alegria em dose dupla. O Flamengo ouviu o mesmo grito duas vezes em apenas 10 dias. Primeiro, na Copa do Brasil, com a sofrida disputa de pênaltis contra o Corinthians. Depois, com mais tranquilidade, em Guayaquil, no Equador, na grande decisão da Copa Conmebol Libertadores. E perdas irreparáveis foram registradas no mundo dos famosos. Avante 2023.

Com informações SCC10



Voltar

Comentários




Notícias Relacionadas


Vídeos


A SUA MAMÃE MERECE O MELHOR! 🥰💛

A SUA MAMÃE MERECE O MELHOR! 🥰💛

Ainda não escolheu o presente para o Dia das Mães?

Ainda não escolheu o presente para o Dia das Mães?

Santa Catarina realiza força tarefa para enviar medula óssea do Canadá para paciente no RS

Santa Catarina realiza força tarefa para enviar medula óssea do Canadá para paciente no RS