Programa “Cartão Vermelho para o Racismo” é lançado com o apoio da FCF

Programa “Cartão Vermelho para o Racismo” é lançado com o apoio da FCF


Com a ativação de uma série de iniciativas e com o apoio de instituições importantes de Santa Catarina, foi lançado oficialmente o Programa “Cartão Vermelho Contra o Racismo”. O pontapé inicial da ação, que conta com importante apoio da Federação Catarinense de Futebol (FCF) ocorreu na tarde desta segunda-feira (10/06), na sede do Ministério Público de Santa Catarina, em Florianópolis.

A FCF esteve presente no evento, representada pelo secretário geral, Cláudio Gomes, que esteve em nome do presidente Rubens Angelotti, além do vice-presidente e diretor do Departamento de Competições, Carlos Crispim, do diretor interino do Departamento de Arbitragem, Cantucho João Setúbal, com o procurador jurídico, Rodrigo Capella, e pelo diretor de Relações Institucionais com Ligas Não-Profissionais, José Carlos Goulart.

Cláudio Gomes destacou a representatividade dos negros no futebol e a importância do combate ao racismo. “O que acontece no futebol se torna muito público rapidamente, e é justamente no futebol que temos os maiores destaques negros. O nosso presidente da Comissão de Arbitragem, que está aqui, Cantucho, é negro. Falando sobre percentuais, temos 200 árbitros hoje em Santa Catarina, e 15% deles são negros, que correspondem à população de Santa Catarina. Estamos falando sobre um assunto que é crime. Racismo é crime. Mas esse crime não caminha sozinho, ele vem acompanhado da injúria racial. Que é muito mais profundo. A injúria racial ofende mais, porque ela vai direto ao indivíduo. E é isso que “precisamos combater”, aponta Cláudio Gomes.

“A Federação Catarinense, além de ser apoiadora do projeto, é patrocinadora do mesmo. Ela irá subsidiar os custos para que essa equipe maravilhosa possa palestrar nos clubes e conscientizar o ecossistema do futebol. O racismo, assim como outros, é ainda um assunto que as pessoas têm medo de falar”, complementa Cláudio Gomes.

O projeto é realizado pelo Ministério Público de Santa Catarina, Comissão da Igualdade Racial da OAB, SC Clubes, Assessoria da Igualdade Racial da prefeitura de Florianópolis, Sindicato dos Atletas Profissionais de Santa Catarina, Rotary Club de Florianópolis, além da FCF.

O promotor do Ministério Público, Jadel da Silva Júnior, destacou as ações que serão realizadas. “O primeiro passo vai ser reunir o número maior de pessoas que representem as mais diversas instituições que, de alguma forma, possam contribuir para o tratamento ao racismo, nos campos de futebol nos estádios de futebol. O primeiro ato que nós também pretendemos fazer é através de um projeto piloto direcionado aos clubes de Florianópolis, com visitas técnicas, programando previamente essas visitas com o objetivo de fazer cursos capacitantes, cursos de letramento para que as pessoas possam compreender as formas de enfrentamento a esse racismo, as teorias técnicas de enfrentamento, conseguir perceber as formas de racismo, as mais explícitas ou menos explícitas. Mas também, junto com esses clubes, inicialmente aqui em Florianópolis e depois expandido para todo o estado, nós pensamos também que outros mecanismos, outros instrumentos, como cartazes. Durante os jogos, a divulgação também pela mídia, cartilhas para serem divulgadas também entre as pessoas e entre os torcedores, ou seja, diversas ações possam ser consumidas por todas essas pessoas durante os eventos de futebol gostado”, revela.

O presidente da SC Clubes, Cristopher Nazário, marcou presença no evento. “Foi um evento importantíssimo, com a participação de diversas figuras relevantes de Santa Catarina contra o racismo. É importante que a gente tenha isso consciente nos nossos corações, que possamos ter sempre a participação conjunta da SC Clubes, federação e todos as entidades participantes para que a erradicarmos de uma vez por todas o racismo”.

 

FCF



Voltar

Comentários




Notícias Relacionadas


Vídeos


Governador aprova incentivos que vão impulsionar 6,3 mil novos empregos e R$ 2,5 bilhões em investim

Governador aprova incentivos que vão impulsionar 6,3 mil novos empregos e R$ 2,5 bilhões em investim

Prefeitos da AMAVI se reuniram com deputados da bancada do Vale do Itajaí

Prefeitos da AMAVI se reuniram com deputados da bancada do Vale do Itajaí

BOM DIA ALTO VALE – 19/06/2024

BOM DIA ALTO VALE – 19/06/2024