Prefeito de Ibirama deve continuar afastado da prefeitura até o julgamento

Prefeito de Ibirama deve continuar afastado da prefeitura até o julgamento


Em decisão unânime da 5ª Câmara Criminal do TJSC, o Prefeito de Ibirama Adriano Poffo, deve continuar afastado das funções no Executivo de Ibirama. O prefeito de Ibirama havia sido afastado por 180 dias em decisão da 5ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ-SC), no dia 5 de outubro. Poffo, que foi detido preventivamente na quarta fase da Operação Mensageiro, deflagrada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) e o Grupo Especial Anticorrupção (GEAC) do MPSC no dia 27 de abril, responde em liberdade desde de outubro do ano passado, tendo que cumprir medidas cautelares, incluindo o afastamento do cargo público.

Confira a decisão:

A 5ª Câmara Criminal decidiu, por unanimidade, deferir o requerimento do ministério público do estado de Santa Catarina e, consequentemente, ampliar o afastamento da função pública de prefeito de Ibirama de Adriano Poffo até o julgamento de mérito da ação penal, nos termos do artigo 319, inciso VI, do código de processo penal.

Julgamento aconteceu nesta manhã

Nesta quinta-feira, dia 04, o Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), a 5ª Câmara Criminal do TJSC, julgou,  se  o  prefeito de Ibirama,  Adriano Poffo, que havia sido preso  preventivamente na Operação Mensageiro,   deveria voltar ao cargo de prefeito ou não.

O prefeito de Ibirama havia sido afastado por 180 dias em decisão da 5ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ-SC), no dia 5 de outubro. Poffo, que foi detido preventivamente na quarta fase da Operação Mensageiro, deflagrada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) e o Grupo Especial Anticorrupção (GEAC) do MPSC no dia 27 de abril, responde em liberdade desde de outubro do ano passado, tendo que cumprir medidas cautelares, incluindo o afastamento do cargo público.

Conforme nota da defesa, enviada para o JVN nesta quinta-feira, assinada pelo advogado Bernardo Fenelon, “inexistem elementos que autorizariam a renovação da medida” de afastamento.

Confira a nota:

O afastamento inicialmente determinado se encerra hoje (4.4.2024) e, no caso concreto, inexistem elementos que autorizariam a renovação desta medida pelo TJSC. Por este motivo, acreditamos que o Prefeito Adriano Poffo será reestabelecido no cargo, em respeito à população de Ibirama/SC que o elegeu democraticamente com 76% dos votos.

Operação Mensageiro

A Operação Mensageiro apura suspeita de fraude em licitação, corrupção ativa e passiva, organização criminosa e lavagem de dinheiro no setor de coleta e destinação de lixo em diversas regiões de Santa Catarina.  Entre outras coisas, ela apura um esquema de pagamento de propina a agentes políticos em troca de vantagens indevidas a então empresa de coleta de lixo a Serrana, agora chamada Versa Engenharia Ambiental, firmados com prefeituras.

Em Ibirama, as investigações apuram suspeitas de fraude em licitação, corrupção ativa e passiva, organização criminosa e lavagem de dinheiro no setor de coleta e destinação de lixo em Santa Catarina. Além de Poffo, o então secretário de Administração, Fábio Fusinato, também havia sido preso e também responde em liberdade. Ainda no Vale Norte, a Operação Mensageiro prendeu ex-superintendente do Saate.

 

Fonte: Rede Vale Norte de Comunicação



Voltar

Comentários




Notícias Relacionadas


Vídeos


SC envia equipes técnicas ao Rio Grande do Sul para auxiliar no enfrentamento das fortes chuvas

SC envia equipes técnicas ao Rio Grande do Sul para auxiliar no enfrentamento das fortes chuvas

Pastelada do SINTRASP acontece nesta sexta feira em Taió

Pastelada do SINTRASP acontece nesta sexta feira em Taió

BOM DIA ALTO VALE – 02/05/24

BOM DIA ALTO VALE – 02/05/24