Petrobras aprova nova estratégia de precificação para diesel e gasolina

A partir de agora, as referências de mercado serão o custo alternativo do cliente como prioridade e o valor marginal para a Petrobras.
Petrobras aprova nova estratégia de precificação para diesel e gasolina


A Diretoria Executiva da Petrobras aprovou nesta terça-feira (16/05/23), sua nova estratégia comercial para definir os preços do diesel e da gasolina. A nova política encerra a dependência dos valores em relação ao preço de paridade de importação.

A partir de agora, as referências de mercado serão o custo alternativo do cliente como prioridade e o valor marginal para a Petrobras.

Segundo a empresa, o custo alternativo do cliente considerará as alternativas de suprimento oferecidas por fornecedores dos mesmos produtos ou produtos substitutos. Já o custo marginal da Petrobras basear-se-á nas várias opções de custo disponíveis para a empresa, incluindo a produção, importação e exportação do produto.

As premissas, conforme divulgado em nota pela empresa, são a busca por preços competitivos em cada polo de venda, a participação “ótima” da Petrobras no mercado, a otimização de seus ativos de refino e a rentabilidade sustentável.

“Nosso modelo levará em consideração a participação da Petrobras e o preço competitivo em cada mercado e região, além da otimização de nossos ativos de refino e a busca por rentabilidade sustentável”, afirmou Claudio Schlosser, diretor de Logística, Comercialização e Mercados da Petrobras, de acordo com a nota divulgada pela empresa.

Os reajustes continuarão a ser feitos sem uma periodicidade definida e evitarão a transferência da volatilidade dos preços internacionais e do câmbio para os consumidores brasileiros, conforme informado na nota.

“A precificação competitiva também manterá um patamar de preço que permitirá a realização dos investimentos planejados no Planejamento Estratégico. A Petrobras reforça seu compromisso com a geração de valor e com a sustentabilidade financeira de longo prazo, mantendo sua atuação em equilíbrio com o mercado, ao mesmo tempo em que proporciona aos seus clientes maior previsibilidade por meio do controle de flutuações abruptas de preços”, destaca a nota.

As decisões sobre os preços continuarão a ser subordinadas ao Grupo Executivo de Mercado e Preço, composto pelo presidente da empresa, Jean Paul Prates, pelo diretor executivo de Logística, Comercialização e Mercados, e pelo diretor Financeiro e de Relacionamento com Investidores.

Fonte: Agência Brasil



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