‘Perdemos 80% da nossa plantação’: agricultores reagem à chuva de granizo na Serra Catarinense

‘Perdemos 80% da nossa plantação’: agricultores reagem à chuva de granizo na Serra Catarinense


Produtores rurais já estão contabilizando os prejuízos causados pelas chuvas de granizo registradas esta semana na Serra Catarinense. Na terça-feira (08), Rio Rufino, Urubici e São Joaquim foram as cidades mais atingidas pelo fenômeno, que atingiu as plantações dos agricultores.

Nas imagens que circulam pelas redes sociais, as ruas estão cobertas pelo gelo e se assemelham à neve. Desde o início deste mês, a Serra vem registrando fenômenos climáticos atípicos nesta época do ano. No dia primeiro de novembro, a cidade de Urubici registrou neve pela primeira vez na história no mês de novembro.

O produtor de morangos e amoras, Roberto Carlos de Souza, morador da Estrada Geral Rio do Tigre, em Rio Rufino, relatou uma perda de mais de 80% nas plantações.

“Tivemos uma surpresa com o clima, registramos uma perda de mais de 80% em nossas plantações de morango e amora. Fica um sentimento de tristeza, trabalhamos duro, nos dedicamos e, de repente, em alguns minutos ficamos sem nada, afirmou Roberto.

De acordo com o engenheiro agrônomo Ricardo Arruda, nesta época do ano os frutos estão pequenos e os produtores ainda podem recuperar os estragos com cuidados e tratamentos no manejo dos pomares. As coberturas podem ajudar no bloqueio da chuva às plantações, além de seguros rurais e de próprio custeio, que ajudam a identificar riscos nas áreas rurais.

A produtora de maçãs Sandra Oderdenge, moradora da Localidade Fundos do Tamanduá, em Rio Rufino, destacou como os prejuízos na safra podem afetar a mão de obra.

“Começamos o raleio das maçãs esta semana, então muitas pessoas dependem do emprego, não apenas nós. Os prejuízos vão afetar a safra, ficamos tristes, mas confiantes para que no ano que vem melhore as condições”, relatou Sandra.

No Vale do Caminhos da Neve, situado a cerca de 3 km do centro de São Joaquim, o dia amanheceu nesta quarta-feira (9), com a temperatura perto de 0ºC. As gramíneas das plantações ficaram cobertas por uma fina camada de gelo e, até mesmo as pequenas maçãs, em desenvolvimento para a próxima safra, tiveram a formação de gelo no fruto, provocando avarias na plantação.

A estação oficial do cidade, na rede do INMET, marcou o registro de 0.7ºC durante o amanhecer desta quarta, marcando a geada de número 134 no ano de 2022 no topo da serra.

Segundo a Defesa Civil de Santa Catarina, as chuvas são devido a instabilidades que estão presentes na atmosfera, combinadas com a atuação da circulação marítima, trazendo chuva às regiões do estado. Os temporais vêm acompanhados de descargas elétricas, rajadas de vento e queda de granizo.

Fonte: SCC10



Voltar

Comentários




Notícias Relacionadas


Vídeos


Jorge Seif nega que empresa da família armazenava 50 kg de haxixe em SC

Jorge Seif nega que empresa da família armazenava 50 kg de haxixe em SC

BOM DIA ALTO VALE – 10/05/2024

BOM DIA ALTO VALE – 10/05/2024

MOMENTO DE FÉ – 10/05/24

MOMENTO DE FÉ – 10/05/24