Pais de soldado que morreu em acidente com caminhão do Exército em Blumenau serão indenizados

Pais de soldado que morreu em acidente com caminhão do Exército em Blumenau serão indenizados


A União foi condenada a pagar R$ 200 mil de indenização aos pais do ex-soldado do Exército Alex Carvalho da Cruz, de 21 anos, que morreu em um acidente com um caminhão do batalhão onde servia em Santa Catarina. O caso aconteceu em março de 2022 e causou a morte de outros dois homens, além de ferir mais 38.

O veículo caiu em uma ribanceira, de aproximadamente 20 metros entre Blumenau e Indaial, no Vale do Itajaí. A notícia da indenização por danos morais foi divulgada pela Justiça Federal nesta segunda-feira (22).

Segundo o tribunal, ficou comprovado que o trajeto que caminhão fez tinha perigo potencial e que as características da via eram desconhecidas. As vítimas estavam sendo transportadas na carroceria do veículo.

A União alegou “ocorrência de caso fortuito”, o que a isentaria de responsabilidade, segundo a Justiça. No entanto, o juiz Francisco Ostermann de Aguiar afirmou que “não se discute culpa do condutor ou falha do veículo, mas apenas se reconhece um acontecimento inerente ao risco de trafegar com o veículo naquela via e naquelas condições”.

Procurada, a União disse que foi intimada da decisão na segunda (22) e analisará o teor para definir quais medidas serão adotadas. Já o 23º Batalhão de Infantaria, responsável pelo veículo e pelo trajeto, informou que não se manifesta sobre decisões judiciais.

Acidente

No total, estavam no caminhão 44 pessoas, sendo 41 na parte de trás e três na cabine, segundo o Corpo de Bombeiros Militar. Além de Alex Carvalho da Cruz, morreram no acidente Alexandre da Silva Reginaldo e Diogo Felipe Veiga, ambos de 18 anos.

O acidente ocorreu durante um deslocamento de um comboio para o Campo de Instrução do Batalhão, com finalidade de realizar um treinamento de Tiro de Instrução Básico (TIB) do efetivo incorporado no ano de 2022.

Fonte: G1/SC



Voltar

Comentários




Notícias Relacionadas


Vídeos


BOM DIA ALTO VALE – 24/05/2024

BOM DIA ALTO VALE – 24/05/2024

MOMENTO DE FÉ – 24/05/2024

MOMENTO DE FÉ – 24/05/2024

NOTÍCIAS DO DIA – 23/05/2024

NOTÍCIAS DO DIA – 23/05/2024