Novo parque de radioterapia do Cepon irá ampliar tratamento oncológico em Santa Catarina

Novo parque de radioterapia do Cepon irá ampliar tratamento oncológico em Santa Catarina


As obras do novo parque de radioterapia do Centro de Pesquisas Oncológicas (Cepon), em Florianópolis, estão em fase avançada. O projeto visa expandir a capacidade de tratamento oncológico na região. A construção está sendo viabilizada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), Fundação de Apoio ao Hemosc/Cepon (FAHECE) e o Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (Pronon).

“Nosso objetivo é cumprir a legislação para que todos os pacientes de Santa Catarina iniciem o seu tratamento em até 60 dias. Com a conclusão das obras e a inauguração do novo parque de radioterapia, espera-se um impacto significativo na qualidade e acessibilidade dos serviços de tratamento de câncer oferecidos pelo Cepon, beneficiando diretamente os pacientes e suas famílias”, declara a secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto.

O investimento abrange a construção de um novo bunker, destinado à instalação do acelerador linear, conhecido como VitalBeam, além de mais quatro consultórios. A previsão é de que o novo parque de radioterapia seja inaugurado ainda em 2024.

O destaque do novo acelerador linear é sua capacidade de realizar sessões de radioterapia de forma mais rápida, diminuindo os riscos de efeitos colaterais e toxicidade nos pacientes. Além disso, o equipamento permite a utilização de diversas técnicas de tratamento e a verificação de imagem pré-tratamento por meio da Radioterapia Guiada por Imagem (IGRT), garantindo uma abordagem mais precisa e eficaz.

Atualmente, o Cepon já opera com dois equipamentos de radioterapia, realizando aproximadamente 1.900 sessões mensais. Com a incorporação do novo acelerador linear, espera-se aumentar a capacidade de tratamento, e também reduzir os tempos de espera dos pacientes que necessitam iniciar a radioterapia.

No período de janeiro a março de 2024, o Cepon já registrou um total de 5.955 procedimentos radiológicos, evidenciando a importância da expansão de seus recursos para atender às crescentes demandas por tratamento oncológico no estado. O resultado representa um aumento de 5,24% em relação ao mesmo período de 2023.

 

ASCOM



Voltar

Comentários




Notícias Relacionadas


Vídeos


BOM DIA ALTO VALE – 24/05/2024

BOM DIA ALTO VALE – 24/05/2024

MOMENTO DE FÉ – 24/05/2024

MOMENTO DE FÉ – 24/05/2024

NOTÍCIAS DO DIA – 23/05/2024

NOTÍCIAS DO DIA – 23/05/2024