Novo ciclone avança em Santa Catarina e provoca estragos
Os estragos foram muitos menores do que os registrados no início de julho, mas a passagem de outro ciclone já deixou marcas no Sul do Estado. As fortes chuvas entre a noite de terça (7) e a madrugada desta quarta-feira (8) inundaram ruas e atingiram comunidades rurais, principalmente na região da cidade de Praia Grande. As informações são do ND+.
+ Faça parte do nosso grupo de notícias no WhatsApp, acesse aqui!!
A prefeitura, com o apoio da Defesa Civil e dos bombeiros, realizou o resgate de atingidos. Segundo a força-tarefa, pelo menos 80 casas no bairro 1º de Maio foram atingidas pela água, que subiu 40 centímetros. Pela manhã, o nível já tinha baixado, mas o alagamento deixou danos.
As famílias foram levadas para um abrigo montado em um ginásio municipal. O coordenador estadual da Defesa Civil, João Batista Cordeiro Júnior, afirma que o órgão avalia o envio de itens de assistência humanitária para a região.
“Estamos vivenciando momentos difíceis em nosso Estado, com muitos eventos climáticos e epidemiológicos simultâneos. Dentre eles o Covid-19, tornado, ciclone e agora alagamentos e riscos de deslizamos”, diz.
Famílias abrigadas em ginásio
Outras cidades do Sul do Estado também foram atingidas. Em Passos de Torres, pessoas ficaram ilhadas e foram salvas por botes infláveis, sendo levadas para um ginásio de esportes que serve de abrigo. Ao menos 70 pessoas estão no local.
Em Arroio do Silva, vias ficaram alagadas e ainda pela manhã era possível ver marcas da chuva. A rua Manguerinha, na zona oeste da cidade, ainda apresentava uma lâmina de água nas primeiras horas desta quarta-feira.
A Defesa Civil informou que está monitorando possíveis novas chuvas em todo o Estado. “Pedimos à população que continue atenta aos alertas e assim possa estar preparada”, frisou o coordenador.
Nesta manhã, o órgão emitiu alerta de risco de deslizamentos para cidades do Sul do Estado. O município de Praia Grande aparece com “alerta máximo”, e outros sete com alerta vermelho de risco. Confira abaixo:
Voltar