TSE marca para semana que vem julgamento que pode cassar o senador Jorge Seif
Em dezembro do ano passado, o Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) absolveu o parlamentar da acusação
Redação RWTV - Alto Vale

Na quinta-feira, 5, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) dará continuidade ao julgamento que pode resultar na cassação do senador Jorge Seif (PL-SC), ex-membro do governo de Jair Bolsonaro (PL) e aliado próximo do ex-presidente. O senador é réu em um processo que o acusa de abuso de poder econômico e uso de caixa dois na campanha de 2022. Seif refuta quaisquer alegações de irregularidades.
A coligação formada por União Brasil, Patriota (extinto, fundido ao PRD) e PSD é a responsável pelo pedido. Os partidos alegam que Seif teria utilizado a infraestrutura de mídia da rede de lojas Havan e cinco aeronaves do empresário Luciano Hang. Em dezembro do ano passado, o Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) absolveu o parlamentar da acusação, mas houve recurso. O Ministério Público apoia a cassação, o que tornaria o senador inelegível por um período de oito anos.
Seif construiu sua trajetória no ramo da pesca industrial e ocupou o cargo de secretário especial da Aquicultura e Pesca no governo anterior, após estreitar laços com Jair Bolsonaro durante a campanha presidencial de 2018. Durante o período de 2019 a 2022, ganhou visibilidade com as transmissões ao vivo realizadas pelo então presidente e começou a ser referido por ele como "06". Atualmente, Seif faz parte do "núcleo duro" do bolsonarismo no Congresso Nacional.
IstoÉ


