SAATE esclarece interrupções no abastecimento de água em Presidente Getúlio
Segundo o superintendente, o problema está relacionado à combinação entre o aumento expressivo do consumo, provocado pelas altas temperaturas
Redação RWTV - Alto Vale

Durante a sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Presidente Getúlio, realizada na última quarta-feira (18), o superintendente do Serviço de Abastecimento de Água e Tratamento de Esgoto (SAATE), Luiz Carlos dos Santos, prestou esclarecimentos sobre a falta de água registrada nos últimos dias no município de Presidente Getúlio, com maior impacto nas regiões mais elevadas.
Segundo o superintendente, o principal fator que provocou a instabilidade no abastecimento foi o aumento da turbidez da água, causado pelas fortes chuvas nas cabeceiras dos rios e em municípios vizinhos que fazem divisa com Presidente Getúlio. Como esses cursos d’água deságuam nos rios que passam pela cidade, houve elevação significativa na quantidade de sedimentos e sujeira, o que comprometeu o processo de tratamento.
Além disso, o consumo acima da média neste período e a ocorrência de vazamentos na rede também contribuíram para agravar o problema.
De acordo com Luiz Carlos, com a água mais turva, o tratamento precisa ser feito de forma mais lenta e criteriosa, reduzindo a capacidade de produção em comparação ao volume habitual.
Rede Vale Norte


