Rio do Sul registra queda de 65% nos roubos em 2025
Os casos de violência doméstica, analisados separadamente, também tiveram queda em 2025
Redação RWTV - Alto Vale

Rio do Sul teve quedas expressivas nos índices de criminalidade em 2025, na comparação com 2024, conforme levantamento da Secretaria de Segurança Pública do município. Os dados utilizam estatísticas das Polícias Civil e Militar fornecidas pelo governo do Estado.
Entre os destaques, houve 65% menos registros de roubos em 2025 em relação ao ano anterior. Também foram 24,36% menos casos de tráfico de drogas, além de redução em furtos (-12,52%) e em acidentes de trânsito com pessoa ferida ou morta (-8,60%). O indicador de homicídio doloso também apresentou queda (-66,67%), porém a amostragem é bastante reduzida, já que houve apenas um caso em 2025.
No mesmo período, apenas os casos de estelionato tiveram variação positiva (4,06%), destoando do comportamento geral de queda. No levantamento geral de crimes consumados em 2025, o total aponta redução de 6,31% em relação a 2024.
Os casos de violência doméstica, analisados separadamente, também tiveram queda em 2025, com 13,31% a menos na comparação com 2024. Entre as ocorrências com maior volume de redução estão apropriação indébita (-66,67%), violação de domicílio (-55,56%), importunação sexual (-40%), ameaça (-26,54%), lesão corporal leve dolosa (-23,11%), calúnia (-18,75%) e descumprimento de medida protetiva de urgência envolvendo mulher (-14,86%). Já os casos de perseguição foram os que mais aumentaram, com 70,97%.
A violência doméstica se caracteriza por atos que ocorrem no ambiente doméstico ou familiar e, geralmente, são praticados por alguém do convívio da vítima. As agressões podem envolver abuso físico, sexual e psicológico, negligência e abandono.
Segundo o prefeito de Rio do Sul, Manoel Arisoli Pereira, os índices reforçam a necessidade do trabalho da Secretaria de Segurança Pública, com foco na tecnologia, na inovação e integração com as demais forças de segurança. “O trabalho precisa ser constante, para que o cidadão tenha cada vez mais sensação de estar seguro. E para isso estamos reforçando nossa Guarda Municipal com equipamentos modernos, capacitação e inteligência”, comenta.
Integração tem papel fundamental para as ações
A melhora dos índices criminais em Rio do Sul se deve principalmente pela excelência na atuação das forças de segurança pública que atuam no município, como a Guarda Municipal, Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Penal, Polícia Científica, Polícia Rodoviária Federal e a integração e o bom relacionamento existente entre os órgãos municipais, estaduais e federais.
Conforme o secretário de Segurança Pública do município, Mário Ponticelli Junior, os investimentos em capacitação e equipamentos promovidos pelo município, bem como a valorização da carreira dos Guardas Municipais e o planejamento estratégico das ações demonstram preocupação na proteção e segurança da população.
O secretário comenta que a redução nos números de crimes seguem uma tendência verificada no Estado de Santa Catarina no último ano, que registrou queda nos registros de crimes importantes, e também recordes de produção no trabalho das polícias estaduais.
“No município não foi diferente, a Guarda Municipal também bateu recorde de atendimento de ocorrências e fiscalizações realizadas, estando presente em todos os momentos importantes da comunidade rio-sulense, o que contribuiu para a sensação de segurança e a prevenção geral de delitos”, lembra.
Clóvis Eduardo Cuco - Departamento de Comunicação - Prefeitura de Rio do Sul


