- Início
- Santa Catarina
- Projeto de Lei que proíbe reconstituição de leite em pó tem aval de mais uma comissão na Alesc
Projeto de Lei que proíbe reconstituição de leite em pó tem aval de mais uma comissão na Alesc
O projeto de lei (PL) 759/2025 é de autoria do deputado Oscar Gutz (PL)
Redação RWTV - Alto Vale

A Comissão dos Direitos do Consumidor e do Contribuinte e de Legislação Participativa da Alesc deu aval, em reunião nesta terça-feira (9), ao projeto de lei (PL) 759/2025, de autoria do deputado Oscar Gutz (PL), que visa proibir a reconstituição de leite em pó importado em Santa Catarina.
O objetivo principal do projeto é amenizar a crise do setor leiteiro do estado, além de proteger e fortalecer a cadeia produtiva. À proposta, foi anexada outro projeto com o mesmo objetivo, de autoria do deputado Altair Silva (PP).
O texto aprovado pela comissão proíbe que o leite em pó de origem importada seja transformado por indústrias de processamento de leite e laticínios em leite fluido para comercialização dentro do estado. O argumento é que o leite em pó entra no estado com custo baixo e concorre, de forma desleal, com o leite produzido em Santa Catarina.
O PL 759/2025 foi relatado pelo presidente da comissão, deputado Mário Motta (PSD). No parecer, ele manteve emenda aprovada na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), apresentada pelo autor do projeto, que proíbe o procedimento para outros produtos lácteos.


