- Início
- Política
- Processo de cassação contra a vereadora Sueli de Oliveira é aberto pela Câmara de Rio do Sul
Processo de cassação contra a vereadora Sueli de Oliveira é aberto pela Câmara de Rio do Sul

Redação RWTV - Alto Vale


Por unanimidade (10 votos a 0) os vereadores de Rio do Sul aprovaram na manhã desta segunda-feira (22) a admissibilidade do pedido de cassação da vereadora Sueli Teresinha de Oliveira. Com a aprovação, os vereadores Ivan Krüeger, Marcela Baumgarten e Ricardo Pinheiro, terão 90 dias para apresentar o relatório final, com a votação final em plenário pela sua cassação.
Os vereadores eleitos pela comissão processante foram definidos através de sorteio realizado após a própria sessão. A presidência e o relator ainda serão definidos, após reunião com o presidente da Câmara, Ruan Cipriani, que será realizada nesta terça-feira (23) na Câmara de Vereadores. A cassação pode ser votada antes dos 90 dias, caso o relatório seja finalizado antes do prazo máximo.
Para ser cassada, precisa-se de sete votos a favor de sua cassação, chamada de ‘maioria qualificada’. Caso haja apenas seis votos, a vereadora não perderia seu mandato em caso de todos os 10 vereadores participarem da votação.
O pedido
A representação foi protocolada pelo advogado e presidente municipal do partido Novo, Lucas Jean Slonczewski, sob a alegação de quebra de decoro parlamentar. Sueli é acusada de envolvimento em um esquema de fraudes milionárias na saúde pública do município. O processo segue em andamento e ela ainda não foi oficialmente condenada.
Defesa
“Fui surpreendida com a denúncia sem ter acesso ao conteúdo”, disse Sueli em sua defesa. Ela declarou que os ritos do regimento interno não foram seguidos. “Peço que cada colega reflita. Estamos aqui para defender o mandato ou a justiça e a legalidade. Enquanto o regimento interno não for cumprido e o segredo de justiça não for seguido, qualquer decisão será invalida e injusta. Não estou pedindo que os senhores examinem apenas sua consciência, mas também o respeito e o regimento interno que está aqui”, comentou ela.
Fonte: Rádio Mirador

