- Início
- Polícia Civil
- Operação resgata mais de 20 cães de canil irregular
Operação resgata mais de 20 cães de canil irregular
Suspeito foi preso por maus-tratos e fraude processual

Redação RWTV - Alto Vale


A Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da Delegacia de Proteção Animal (DPA/DIC), prendeu em flagrante um homem por maus-tratos qualificados contra cães e fraude processual. A ação contou com apoio da Diretoria de Bem-Estar Animal (DIBEA) de Florianópolis e ocorreu nesta quinta-feira (18), no bairro Ratones.
A investigação começou após denúncia de um canil irregular. Segundo a polícia, o suspeito mantinha cães da raça Border Collie em espaços pequenos, sujos, sem proteção, presos a cercas elétricas e sem acesso adequado a água e alimentação. O homem vendia os filhotes em más condições de saúde, infestados de vermes e, em alguns casos, eles consumiam as próprias fezes.

Os agentes notificaram o responsável após a primeira fiscalização. A vistoria de retorno constatou que os animais continuavam em situação degradante. Como parte das apurações, a Justiça expediu mandado de busca e apreensão.
Durante a operação, os agentes descobriram uma edificação nos fundos do terreno com mais filhotes em condições precárias. O suspeito ainda tentou esconder o espaço e retirar fios da cerca elétrica para despistar a equipe, o que resultou na autuação por fraude processual.
A DIBEA resgatou 24 cães e iniciou o tratamento veterinário dos animais antes da adoção. O homem permanece preso à disposição da Justiça.

