Novo cronograma da ponte do acesso Oeste é definido em Rio do Sul
Novos estudos técnicos para o acesso pelo bairro Canoas foram concluídos,
Redação RWTV - Alto Vale

O prefeito de Rio do Sul, Manoel Arisoli Pereira, anunciou nesta quinta-feira (22), durante visita ao canteiro de obras, o novo cronograma das próximas etapas da construção da ponte do acesso Oeste, que fará a ligação entre os bairros Budag e Canoas e deve facilitar a mobilidade urbana do município. “Essa ponte vai melhorar o trânsito local, facilitando o acesso à BR-470 e tornando a entrada e saída na região Oeste mais fácil”, afirmou o prefeito.
Novos estudos técnicos para o acesso pelo bairro Canoas foram concluídos, o que exigiu a readequação do projeto original para permitir o tráfego seguro de veículos de maior porte. A ponte terá 8 metros de largura, com duas pistas de 4 metros cada, garantindo espaço suficiente para a passagem de veículos grandes nos dois sentidos. Os acessos à ponte em ambos os bairros serão em curva, contribuindo para reduzir a velocidade de caminhões e carretas durante as manobras. No lado do bairro Budag, o acesso pela Avenida Governador Jorge Lacerda será mantido conforme o projeto inicial.
A Prefeitura contratou uma empresa especializada, por meio de registro de preços, para elaborar o projeto executivo das adequações no bairro Canoas. A previsão é iniciar as obras das cabeceiras no segundo semestre de 2026. A montagem da ponte deve ser concluída no primeiro semestre do mesmo ano, com finalização total da obra prevista até o fim do ano.
O investimento estimado é de cerca de R$ 30 milhões, viabilizado por convênio entre a Prefeitura de Rio do Sul e o Governo de Santa Catarina. A nova ligação deve melhorar a circulação de veículos na cidade, facilitar o acesso à BR-470 e otimizar a entrada e saída do município, beneficiando moradores, comerciantes e transportadores.
Rodrigo Horst - Departamento de Comunicação - Prefeitura de Rio do Sul


