- Início
- Alto Vale
- Mutirão "Meu Rio, Nosso Rio" recolhe 23 toneladas de resíduos em bairro de Rio do Sul
Mutirão "Meu Rio, Nosso Rio" recolhe 23 toneladas de resíduos em bairro de Rio do Sul
Ação ambiental mobilizou moradores e voluntários no sábado (25)
Redação RWTV - Alto Vale

O sábado (25) foi de mobilização ambiental em Rio do Sul. A quinta edição do programa “Meu Rio, Nosso Rio”, promovido pela Prefeitura de Rio do Sul em parceria com diversas entidades e voluntários, resultou no recolhimento de20 toneladas de resíduos volumosos e três toneladas de materiais recicláveis no bairro Taboão.
A concentração das atividades ocorreu na Praça Vitória Cavilha, na Rua André Largura, onde foi instalado um ponto de entrega voluntária para o descarte de móveis, eletrônicos, pneus, pilhas, baterias e demais materiais sem uso. A ação foi aberta à comunidade, que pôde levar diretamente os itens ao local entre 8h e 12h.
Além do ponto fixo de recolhimento, voluntários percorreram as ruas do bairro para recolher materiais deixados pelos moradores, reforçando o caráter educativo e de engajamento social da iniciativa. Não houve retirada de resíduos dentro das residências, conforme orientação da organização.
De acordo com o diretor do Departamento de Meio Ambiente, Adriano Pereira Martins, o resultado reforça o impacto positivo do programa na gestão dos resíduos urbanos. “Encerramos mais uma edição com excelente participação da comunidade e resultados expressivos, o que demonstra a importância de sensibilizarmos os rio-sulenses para o cuidado com o meio ambiente e a manutenção de uma cidade mais limpa”, destacou.
O prefeito Manoel Arisoli Pereira acompanhou as atividades e elogiou o envolvimento dos moradores e dos parceiros. “É gratificante ver a comunidade, servidores públicos e voluntários unidos em prol do meio ambiente. Essas ações demonstram que, com trabalho coletivo, conseguimos manter Rio do Sul mais limpa e sustentável”, afirmou.
O evento contou com o apoio da Associação de Moradores do bairro Taboão, Celesc, Total PET, Unidavi, Águas do Vale, Sentinelas do Vale, JCI Rio do Sul e diversos colaboradores.
Com a edição no Taboão, o “Meu Rio, Nosso Rio” já soma mais de 80 toneladas de resíduos recolhidos em 2025, passando por comunidades como Barra do Trombudo e Barragem, Boa Vista, Canoas e Santa Rita.
A próxima edição do programa está marcada para o dia 29 de novembro, no bairro Pamplona, com nova oportunidade para que os cidadãos façam o descarte adequado de materiais e contribuam com a preservação ambiental.
Rodrigo Horst - Departamento de Comunicação - Prefeitura de Rio do Sul


