Mulher cai em poço de 12 metros em Papanduva
A vítima foi então conduzida ao Hospital São Sebastião, em Papanduva, para avaliação e cuidados médicos.
Redação RWTV - Planalto Norte

Uma operação complexa de salvamento mobilizou os Bombeiros Militares de Papanduva e Monte Castelo na manhã desta quinta-feira (13), após uma mulher de 49 anos cair dentro de um poço na localidade de Coqueiros, interior de Papanduva.
As equipes das viaturas ASU-459, ABTR-101 e AR-239 chegaram ao local e confirmaram a ocorrência: a vítima estava consciente, orientada e em pé, apoiada em uma escada no interior de um poço com cerca de 12 metros de profundidade e apenas 1,2 metro de diâmetro. Junto com ela, havia ainda um homem adulto que havia descido para tentar auxiliá-la. Ele também estava consciente e sem ferimentos aparentes.
Após avaliação da cena, os bombeiros iniciaram o protocolo de salvamento em ambiente confinado. Um resgatista fez contato verbal com a mulher para acalmar a vítima, enquanto as equipes montavam o tripé de resgate e um sistema de redução de força 5:1, equipamento utilizado para içamento seguro em locais de difícil acesso.
Ao acessar o interior do poço, os socorristas constataram que a mulher apresentava suspeita de lesão no acrômio esquerdo, contusão na região sacrococcígea e pélvica, além de possível fratura no antebraço direito (região medial do rádio).
Ambas as pessoas foram retiradas com segurança. O homem não apresentava ferimentos e ficou no local. Já a mulher recebeu atendimento avançado no ASU-459, sendo submetida à restrição de movimento de coluna com maca a vácuo, imobilização pélvica e uso de colar cervical. Devido à baixa concentração de oxigênio dentro do poço, ela também recebeu oxigenoterapia.
A vítima foi então conduzida ao Hospital São Sebastião, em Papanduva, para avaliação e cuidados médicos.
A ocorrência chamou a atenção pela complexidade técnica do resgate e reforça a importância das equipes treinadas para atendimento em espaços confinados.


