- Início
- Agricultura
- Mais um município declara situação de emergência econômica por queda no preço da cebola
Mais um município declara situação de emergência econômica por queda no preço da cebola
O anúncio foi resultado de encontros entre a prefeitura, sindicatos rurais, Epagri, cooperativas de crédito, bancos e o Conselho Municipal
Redação RWTV - Alto Vale

O município de Alfredo Wagner (SC) decretou situação de emergência econômica em resposta à forte queda no valor da cebola, principal produto agrícola da região. A medida, publicada pela prefeitura após uma série de reuniões entre representantes do poder público e entidades do setor, visa reduzir os impactos financeiros enfrentados pelos produtores rurais e pela economia local.
O anúncio foi resultado de encontros entre a prefeitura, sindicatos rurais, Epagri, cooperativas de crédito, bancos e o Conselho Municipal, que avaliaram a situação de crise no setor e propuseram ações conjuntas. A decisão oficial foi tomada pelo prefeito após receber o apoio das entidades envolvidas.
Segundo o secretário de Agricultura de Alfredo Wagner, Paulo Cesar Rossi, o principal objetivo do decreto é facilitar a renegociação de dívidas dos agricultores com instituições financeiras, ampliando o prazo de pagamentos e permitindo condições mais favoráveis frente à queda nos preços do produto.
Além disso, o município pretende buscar apoio junto aos governos estadual e federal, visando programas de suporte financeiro e outras formas de assistência técnica ou econômica aos produtores afetados.
Rossi também destacou que a crise não atinge apenas o setor rural. A retração no valor da cebola tem provocado efeitos negativos no comércio local, uma vez que a renda dos agricultores diminuiu e, consequentemente, reduziu a capacidade de consumo na cidade.
Com o decreto, o município espera mitigar os prejuízos da cadeia produtiva da cebola e fortalecer o diálogo entre produtores, instituições financeiras e poderes públicos, para superar a atual crise econômica.
Rádio Sintonia FM



