Homem morre após ser arrastado por corrente de retorno em praia de Itapoá
Duas crianças que estavam com a vítima foram resgatadas por populares; afogamento ocorreu no Pontal do Norte
Redação RWTV - Planalto Norte

Um homem morreu após ser arrastado por uma corrente de retorno (repuxo) na praia do Pontal do Norte, em Itapoá, no Litoral Norte de Santa Catarina. O caso foi registrado por volta das 15h30 desta terça-feira, em frente à Rua 2520 Cavatã. Duas crianças que estavam com a vítima conseguiram ser salvas por populares.
Segundo testemunhas, o homem e os dois meninos estavam no mar quando foram surpreendidos pelo repuxo, sendo puxados rapidamente para uma área mais profunda. Pessoas que estavam na praia agiram rapidamente e utilizaram toalhas de banho para puxar as crianças para fora da arrebentação.
O homem acabou afundando, mas um pescador que estava nas proximidades, usando um colete salva-vidas, conseguiu nadar até a vítima e retirá-la da água.
Atendimento aéreo e tentativa de reanimação
A vítima foi atendida por uma equipe de paramédicos do helicóptero Águia da Polícia Militar, apresentando grau 6 de afogamento, o mais grave. Apesar das várias tentativas de reanimação, o homem não resistiu e teve a morte confirmada no local.
Até o momento, a vítima ainda não foi oficialmente identificada.
Posto de guarda-vidas desativado
Um detalhe que chama atenção é que o posto de guarda-vidas mais próximo do local do afogamento, o P.22, fica a cerca de 120 metros, porém está desativado devido às obras de alargamento da faixa de areia da praia.
O posto ativo mais próximo é o P.23, localizado a aproximadamente 850 metros do ponto onde ocorreu o arrastamento.
As autoridades reforçam o alerta para que banhistas evitem áreas sem guarda-vidas e fiquem atentos às correntes de retorno, especialmente em dias de mar agitado, pois elas representam um dos maiores riscos de afogamento no litoral.


