Ciclista de Rio do Sul representou o Brasil em prova de downhill urbano no Chile
Lukinhas, que foi o primeiro brasileiro a vencer a competição em 2024
Redação RWTV - Alto Vale

O ciclista catarinense de Rio do Sul, Lucas Borba participou, no último domingo (15), da 22ª edição do Red Bull Valparaíso Cerro Abajo, no Chile.
Considerada a prova de downhill urbano mais extrema do planeta, a edição de 2026 reuniu os 34 melhores pilotos do mundo em um traçado de 1,6 km marcado por degraus íngremes e obstáculos artificiais desafiadores.
Lukinhas, que foi o primeiro brasileiro a vencer a competição em 2024, entrou na pista como um dos grandes favoritos. Em uma disputa decidida por milésimos de segundo, a vitória ficou com o colombiano Sebastián Holguín.
“A prova de Valparaíso é sempre clássica. Para nós é a prova mais extrema do globo e mal comparando com a Fórmula 1 é semelhante ao Grande Prêmio de Mônaco. Tenho uma identificação muito grande com essa etapa porque fui o primeiro brasileiro a me tornar campeão em 2024, além de somar outros dois pódios em etapas recentes”, celebrou o atleta.
Incentivo do Governo de Santa Catarina ao esporte
“É sempre uma honra muito grande estar representando Santa Catarina porque é um estado referência no esporte, com auxílio para os atletas, realização de eventos e muitos outros incentivos. Em 2027 tem mais e estaremos novamente lá brigando pelo topo do pódio”, complementou o ciclista que integrou o Programa Bolsa Atleta no ano de 2025.
Histórico
O Red Bull Valparaíso Cerro Abajo (VCA) é amplamente considerado a prova de downhill urbano mais icônica e desafiadora do planeta. Realizada nas colinas íngremes de Valparaíso, no Chile, a competição transforma as escadarias estreitas, becos e telhados da cidade em uma pista de obstáculos em alta velocidade.
Jornalista Guilherme Brazzalle


