- Início
- Alto Vale
- Autodefensores da APAE de Rio do Sul são eleitos com urna eletrônica cedida pela Justiça Eleitoral de SC
Autodefensores da APAE de Rio do Sul são eleitos com urna eletrônica cedida pela Justiça Eleitoral de SC
Ao todo, 10 candidatos concorreram, e do total de 153 eleitoras e eleitores aptos a votar, 94 compareceram à urna
Redação RWTV - Alto Vale

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) da região do Alto Vale - Rio do Sul realizou, nesta segunda-feira (27), a eleição para o cargo de autodefensor para o mandato de 2026/2028. A votação ocorreu em uma urna eletrônica cedida pelo Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC), em seção instalada na escola da associação no município. Ao todo, 10 candidatos concorreram, e do total de 153 eleitoras e eleitores aptos a votar, 94 compareceram à urna.
Conforme a assistente social da instituição, Tânia Taís Schaffer, “um dos principais motivos para a solicitação da urna eletrônica foi a identificação que muitos dos nossos atendidos nunca tiveram a oportunidade de ter contato com uma urna eletrônica devido às suas limitações. Em outras eleições a votação sempre era realizada em urna de lona”.
A assistente social explica que habilitaram-se para votar, os alunos e as alunas matriculados na APAE de Rio do Sul, que são pessoas com deficiência intelectual ou múltipla. Ainda, ela informa que tomou conhecimento sobre a possibilidade do apoio da Justiça Eleitoral no empréstimo da urna eletrônica através da APAE do município de Paulo Lopes. O suporte técnico foi prestado pelos servidores das zonas eleitorais de Rio do Sul.
- oficiais da APAE, para garantir a participação das pessoas com deficiência nas decisões;
- Sugerir ações de melhoria para os programas, atividades e serviços da APAE, garantindo que atendam às reais necessidades do grupo;
- Contribuir para o fortalecimento das pessoas com deficiência, incentivando sua inclusão em todos os segmentos da sociedade;
- Ser um líder que oferece apoio aos colegas e atua como um modelo de autonomia e desenvolvimento pessoal;
Divulgar informações e conscientizar outras pessoas sobre a importância dos direitos e do movimento de autodefensoria.
Por Patrícia Brasil
Assessoria de Comunicação Social do TRE-SC


