Aulas são suspensas em Santa Catarina devido à previsão de Ciclone Extratropical
Decisão afeta toda a rede estadual; terça-feira deve registrar temporais mais intensos
Redação RWTV - Alto Vale

A Secretaria de Estado da Educação anunciou, na tarde desta segunda-feira (8), a suspensão das aulas na rede estadual de ensino em razão da previsão de temporais severos que irão atingir Santa Catarina entre hoje e terça-feira (9). A medida foi adotada após a emissão de um alerta especial da Defesa Civil estadual, que aponta riscos elevados por conta da formação de um ciclone extratropical no Rio Grande do Sul.
De acordo com a determinação, as aulas estão suspensas a partir desta tarde em todo o Grande Oeste e em parte dos Planaltos e do Alto Vale do Itajaí — áreas destacadas em laranja no mapa oficial. Já na terça-feira, as atividades escolares serão interrompidas em todas as regiões do estado.
A Defesa Civil alerta que este pode ser o ciclone extratropical mais intenso a se formar próximo de Santa Catarina desde o furacão Catarina, em 2004. O sistema deve provocar chuva volumosa em curto período, ventos que podem chegar a 130 km/h e até a formação de tornados não está descartada.
A terça-feira (9) é apontada como o dia mais crítico, com risco elevado de alagamentos, enxurradas, destelhamentos, queda de árvores e danos na rede elétrica, especialmente nas áreas litorâneas. Também há risco moderado de deslizamentos na Grande Florianópolis e no Litoral Sul, devido ao grande acúmulo de chuva.
Diante do cenário, diversas secretarias municipais de Educação do Alto Vale do Itajaí passaram a divulgar em suas redes sociais comunicados confirmando a interrupção das aulas nesta segunda e terça-feira.
A orientação da Defesa Civil é que a população redobre os cuidados, evite áreas de risco e acompanhe os canais oficiais para novas atualizações sobre o avanço do ciclone.


