- Início
- Alto Vale
- Associação do Fórum Permanente de Soluções para as Cheias do Vale do Itajaí é fundada em Lontras
Alto Vale
Associação do Fórum Permanente de Soluções para as Cheias do Vale do Itajaí é fundada em Lontras

Redação RWTV - Alto Vale
55 visualizações
Compartilhar:


PUBLICIDADE
A Associação do Fórum Permanente de Soluções para as Cheias do Vale do Itajaí, ou simplesmente AFPESVI, foi fundada em Lontras nesta semana, no dia 24, com a finalidade principal discutir, propor soluções, cobrar e monitorar ações dos órgãos públicos e governamentais para a minimização dos impactos das cheias na região do Vale do Itajaí, em Santa Catarina.
Para tanto, buscará:
- Congregar a comunidade, especialistas e entidades civis para o debate qualificado sobre a problemática das cheias.
- Propor e desenvolver estudos, pesquisas e projetos que visem a prevenção, mitigação e adaptação aos eventos de cheias.
- Articular-se com órgãos governamentais em todas as esferas (municipal, estadual e federal) para apresentar demandas, sugestões e cobrar providências.
- Promover a conscientização da população sobre os riscos e medidas de autoproteção.
- Disseminar informações relevantes e atualizadas sobre o regime hídrico, planos de contingência e obras de infraestrutura.
- Acompanhar a execução de obras e projetos relacionados à gestão de riscos de cheias.
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais;
- Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte.
- A Associação poderá desenvolver outras atividades associativas compatíveis com seus objetivos sociais, ainda que não especificadas anteriormente
- Atuar como defesa civil, seguindo o modelo de "defesa civil comunitária organizada", no qual a própria sociedade civil se estrutura e age, de forma autônoma e com base em suas prerrogativas de associação não governamental, para a proteção e resiliência da comunidade.
- Atuar como defesa civil no modelo de "defesa civil comunitária organizada", onde a própria sociedade civil se organiza de forma autônoma e não governamental, estabelecendo sua sede e equipando-se com todos os recursos necessários para a plena execução de suas funções, em consonância com suas prerrogativas de associação.
- A associação atuará como defesa civil no modelo de "comunitária organizada", onde a própria sociedade civil se estrutura autonomamente com sede e equipamentos, podendo ainda receber subvenções e doações de todos os poderes e da sociedade em geral para fortalecer suas ações.
Podem associar-se ao Fórum pessoas físicas e jurídicas que concordem com os princípios e objetivos da Associação e que tenham interesse.

Tags:
Alto Vale
