Alerta de temporais em Santa Catarina: Planalto Norte em risco máximo
O estado enfrenta temporais com raios, chuva intensa, vendavais e queda de granizo, colocando a população em alerta.

Redação RWTV - Planalto Norte


O domingo (21) começou com intensos temporais nas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul e a instabilidade deve permanecer até a manhã de segunda-feira (22) em todas as regiões de Santa Catarina.
O estado enfrenta temporais com raios, chuva intensa, vendavais e queda de granizo, colocando a população em alerta.
Segundo a Defesa Civil, o Planalto Norte está entre as regiões de risco muito alto (marcado em vermelho nos mapas oficiais), com possibilidade de destelhamentos, queda de árvores e postes de energia, alagamentos e enxurradas pontuais. Nas áreas em laranja o risco é alto, e nas áreas em amarelo é considerado moderado.
O fenômeno se deve ao avanço de uma frente fria que mantém o tempo instável em todas as regiões do estado. Pela manhã e início da tarde, os temporais mais intensos atingem o Grande Oeste e o Sul catarinense, enquanto entre a tarde e a noite a instabilidade se concentra na Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e norte catarinense, incluindo o Planalto Norte.
Para a madrugada de segunda-feira (22), ainda são esperadas chuvas na maioria das regiões, mas ao longo do dia a frente fria se afasta e o tempo deve voltar a ficar firme.
A Defesa Civil reforça que, em caso de emergências, a população deve entrar em contato pelos números 199 ou 193 e seguir todas as orientações de segurança.

