- Início
- Entretenimento
- 6ª Cavalgada das Gurias reúne mais de 130 mulheres em Papanduva
6ª Cavalgada das Gurias reúne mais de 130 mulheres em Papanduva
Durante o evento, as participantes percorreram o trajeto a cavalo, compartilhando histórias, aprendizados e gestos de solidariedade.

Redação RWTV - Planalto Norte

Papanduva viveu um momento especial com a realização da 6ª edição da Cavalgada das Gurias, um encontro que reuniu mais de 130 mulheres — entre crianças, jovens, adultas e senhoras — em uma verdadeira celebração de fé, amizade e conscientização. O evento foi realizado em alusão ao Outubro Rosa, campanha que reforça a importância da prevenção ao câncer de mama e de colo do útero.
Idealizada e organizada por Andressa Kazmirzak, Juliane Roscamp e Thaís Becker, a cavalgada nasceu do desejo de valorizar a mulher rural, promover momentos de espiritualidade e fortalecer os laços comunitários entre as famílias do interior papanduvense.
Durante o evento, as participantes percorreram o trajeto a cavalo, compartilhando histórias, aprendizados e gestos de solidariedade. A programação incluiu momentos de oração, palestras, atividades de orientação à saúde e refeições coletivas, tudo preparado com muito carinho e trabalho voluntário.
Mesmo em meio à rotina intensa do campo e ao período de safra, as mulheres deixaram suas casas para participar desse encontro que simboliza coragem, superação e união.
Reconhecendo a importância e o significado do evento, a Câmara Municipal de Papanduva aprovou uma Moção de Aplausos, proposta pelo vereador Valdecir Vaneski (Branco) e subscrita pelos demais parlamentares, em homenagem às organizadoras e a todas as participantes da Cavalgada.
Segundo o texto da Moção, o evento “cumpre uma nobre missão de proporcionar às mulheres do campo um dia de acolhimento, aprendizado e celebração, destacando a importância da prevenção à saúde e da união feminina”.
A Cavalgada das Gurias se consolida a cada edição como um patrimônio afetivo e cultural de Papanduva, sendo exemplo de solidariedade, fé e amor ao próximo, além de um lembrete inspirador sobre a força e o protagonismo da mulher papanduvense.
