MetSul diz que Santa Catarina enfrentará calamidade pelo excesso de chuva

MetSul diz que Santa Catarina enfrentará calamidade pelo excesso de chuva


A MetSul Meteorologia alerta que a situação vai se agravar muito em Santa Catarina pelo excesso de chuva. Não apenas seguirá chovendo como os volumes em pontos do Leste e do Nordeste catarinense podem ser extraordinariamente altos até o sábado, alertam os meteorologistas da MetSul. 

+ Faça parte do nosso grupo de Whatsapp, Clique aqui!

Os acumulados entre hoje e sábado podem atingir de 300 mm a 400 mm em alguns pontos que somados ao que já choveu acabará trazendo um cenário de enorme perigo à população por inundações e deslizamentos. O que se desenha é uma condição de calamidade em parte de Santa Catarina. 

Grande número de deslizamentos de terra já foram registrados nas últimas horas e os rios começam a transbordar. Enchentes já atingem cidades como Benedito Novo, Rio dos Cedros e Timbó, no Médio Vale do Itajaí, e o número de localidades com inundações vai crescer significativamente. 

A MetSul reforça que o quadro já muito complicado deve se agravar e atingir nível crítico por chuva extrema em pontos de Santa Catarina e do Paraná. O modelo WRF está projetando chuva extrema na ordem de centenas de milímetros, de 200 mm a 400 mm, para pontos do Leste e o Nordeste de Santa Catarina e da costa do Paraná entre esta sexta (22) e o sábado (24). 

Com o que já caiu de chuva, o que deixa o solo saturado, e a perspectiva ainda de muita água, antecipa-se se um cenário de extremo perigo para deslizamentos e inundações com grave risco à vida em áreas com maior vulnerabilidade como zonas alagadiças e de encostas. 

Apesar de problemas em áreas mais afastadas da costa, no interior dos dois estados, as regiões que mais preocupam são as próximas do oceano no Leste do Paraná e de Santa Catarina, mas, principalmente, no Nordeste catarinense, da região de Florianópolis até Itapoá. Espera-se chuva orográfica, associada ao relevo, capaz de gerar volumes excepcionais de precipitação em curto período (100 mm a 200 mm em três horas). 

As áreas de maior perigo são as regiões de Florianópolis, Itajaí,  Brusque, Timbó Joinville, Balneário Camboriú, São Francisco do Sul e Blumenau, e os municípios próximos. No Paraná, o maior risco se concentra nas áreas de Guaratuba, Paranaguá e Matinhos. 

Municípios do Planalto Norte Catarinense também estão na área de risco crítico com acumulados do início da semana até ontem de 200 mm em alguns pontos.

Fonte: MetSul



Voltar

Comentários




Notícias Relacionadas


Vídeos


AO VIVO: 2ª COPA TAIÓ DE FUTSAL | FASE DE GRUPOS | ABERTURA

AO VIVO: 2ª COPA TAIÓ DE FUTSAL | FASE DE GRUPOS | ABERTURA

Após quase 10 anos, Alto Vale terá novamente um deputado do PT na Alesc

Após quase 10 anos, Alto Vale terá novamente um deputado do PT na Alesc

Jerry Comper fala sobre paralisação dos serviços de elevação da pista na SC-350

Jerry Comper fala sobre paralisação dos serviços de elevação da pista na SC-350